O modelo global de competências para o mundo digital

O contexto para o SFIA

O SFIA é liderado pela indústria e pelos negócios e, sua base, está na experiência. A proficiência nas habilidades e a competência profissional são alcançadas em um nível específico devido à prática dessa habilidade, nesse nível, em uma situação do mundo real. O contexto para o SFIA é, portanto, o ambiente do mundo real no qual operam a indústria e as empresas.

Qualquer descrição da capacidade profissional, seja como parte de uma descrição de cargo ou de uma avaliação de um indivíduo, inclui uma série de aspectos diferentes. O diagrama ilustra o contexto para os diferentes aspectos que contribuem para a capacidade.

Keyhole diagram

Experiência

No centro do SFIA está a experiência: um indivíduo possui uma habilidade ou competência em um determinado nível porque essa habilidade ou competência nesse nível foi comprovada em uma situação do mundo real, junto com os atributos genéricos apropriados.

  • A experiência mostra a capacidade de aplicar o conhecimento e obter resultados em um ambiente prático.
  • A descrição das habilidades dentro do SFIA, em diferentes níveis, relaciona-se com a experiência comprovada pelos indivíduos nesse nível.

O ganho de experiência não é um caminho linear. Ao aplicar conhecimentos e habilidades em um ambiente de trabalho, a experiência é adquirida e, à medida que as pessoas desenvolvem sua experiência, elas também aperfeiçoam seus conhecimentos e habilidades e desenvolvem seus comportamentos.

Habilidades profissionais

O SFIA define habilidades profissionais relacionadas aos níveis de responsabilidade. Esses são os componentes mais reconhecidos da estrutura SFIA. Eles fornecem as informações necessárias para identificar, avaliar, implantar e desenvolver habilidades profissionais.

Comportamentos

Os comportamentos são um componente essencial da capacidade (de um indivíduo) e fazem parte da estrutura geral do SFIA.

  • Os comportamentos podem ter diversos nomes, como, por exemplo, competências comportamentais, habilidades sociais, habilidades de empregabilidade ou habilidades interpessoais.
  • A Estrutura SFIA usa o termo fatores comportamentais.

Os fatores comportamentais no SFIA estão distribuídos ao longo dos atributos genéricos que caracterizam os Níveis de responsabilidade do SFIA.

  • O SFIA foi criado para ser flexível, o que permite que as organizações usem os fatores comportamentais com base em seu contexto. No local de trabalho, os comportamentos são altamente contextuais e culturalmente específicos, em geral.

Muitas organizações definem seu próprio conjunto de comportamentos que são usados internamente.

  • Os comportamentos geralmente estão alinhados com os valores corporativos e variam consideravelmente de uma organização para outra.
  • Neste caso, eles podem ser mapeados para os atributos genéricos e fatores comportamentais do SFIA, ou o SFIA pode ser usado para complementá-los de forma eficaz.

Quando uma organização não possui sua própria estrutura comportamental, os fatores comportamentais do SFIA podem contribuir de modo significativo para atender a essa necessidade. Os fatores comportamentais do SFIA podem ser usados conforme são definidos ou como a base do próprio modelo comportamental da organização.

Uma explicação detalhada dos fatores comportamentais do SFIA está disponível em um documento relacionado: Glossário de fatores comportamentais dentro dos 7 níveis de responsabilidade.

Conhecimento

O conhecimento é um componente fundamental da competência. O design do SFIA destaca que o conhecimento é necessário para demonstrar qualquer habilidade de forma eficaz. Para ser competente e eficaz em qualquer função, o indivíduo precisa de uma mistura de conhecimento genérico, especializado e de sua área de atuação.

  • O conhecimento genérico representa o que poderia se esperar que alguém soubesse antes que qualquer conhecimento especial seja necessário em um determinado domínio ou especialidade.
  • O conhecimento de domínio ou área de atuação, refere-se ao domínio da indústria ou do negócio no qual a organização opera.
  • O conhecimento especializado é específico e detalhado para uma especialidade ou função determinada.
  • Tecnologias, produtos, métodos, abordagens, legislação, serviços, processos e especificidades de domínio são todos exemplos dos quais se exige que os profissionais que trabalham no setor tenham conhecimento.
  • O conhecimento pode ser obtido de várias formas, como, por exemplo, cursos formais, treinamento no trabalho, pesquisas na web, networking, conferências ou simplesmente através do acompanhamento e mentoria de profissionais experientes no trabalho.
  • O conhecimento pode ser reconhecido por qualificações ou certificações formais. É cada vez maior o número de cursos universitários, cursos de formação, eventos e outros mecanismos para adquirir conhecimento mapeados para o SFIA a fim de garantir que estão de acordo com as competências profissionais necessárias. Essa abordagem aumenta a empregabilidade dos estudantes que obtêm estas qualificações.

O SFIA não define o conhecimento específico necessário para exercer qualquer habilidade específica porque o conhecimento muda muito rápido e depende do contexto. A abordagem do SFIA afirma claramente que o conhecimento é necessário através de declarações de conhecimento nos atributos genéricos. Isso permite que os usuários determinem quais conhecimentos são necessários para o ambiente em que as habilidades estão sendo aplicadas.

Sem definir os conhecimentos exigidos, o SFIA vincula-se a cerca de 50 entidades como um recurso útil para aqueles que buscam fontes de conhecimento genérico e especializado.

Qualificações e certificações

As Qualificações e Certificações são uma parte importante do setor. O SFIA reconhece o valor das qualificações e certificações e fornece um contexto para estarem dentro das habilidades necessárias para o setor e para as empresas. As Qualificações e Certificações mostram que o indivíduo completou com sucesso alguns testes ou avaliações; enquanto muitos deles exigem comprovação de conhecimento formal ou noções de alguma temática específica, alguns testam a compreensão e outros confirmam o uso das habilidades.

  • O mapeamento das qualificações para o SFIA mostra aos potenciais candidatos a utilidade e relevância da qualificação.
  • Os objetivos de aprendizagem podem ser combinados com metas de desenvolvimento profissional contínuo (DPC) expressas nos termos do SFIA.
  • O uso do SFIA por órgãos de certificação, para determinar se um indivíduo atende o nível exigido, também vem crescendo e está cada vez mais ligado à demonstração da experiência.