O modelo global de competências para o mundo digital

Análise numérica NUAN

Criação, análise, implementação, testes e melhoria em algoritmos para a resolução numérica de problemas matemáticos.

Notas orientativas

A análise numérica é a área da matemática e da ciência da computação que cria, analisa e implementa algoritmos para resolver numericamente os problemas da matemática. A análise numérica é necessária para aplicações tais como, entre outros:

  • simulações de sistemas físicos
  • aprendizagem de máquina (machine learning)
  • análise de dados 

A análise numérica é relativa a:

  • aritmética de ponto flutuante e o acúmulo resultante de erros de arredondamento. (a aritmética de números inteiros, que possui considerações diferentes)
  • consideração da estabilidade numérica, números de condição, precisão, complexidade computacional e usabilidade de algoritmos que resolvem problemas matemáticos.

Níveis

Definido nestes níveis: 4 5 6 7

Análise numérica: Níveis 1-3

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Análise numérica: Nível 4

Cria algoritmos moderadamente complexos usando uma variedade de técnicas matemáticas e com sensibilidade às limitações das técnicas. Utiliza ambientes sofisticados de computação e visualização científica. Avalia a estabilidade, precisão e eficiência dos algoritmos e faz ou recomenda melhorias para eles. Itera e melhora os modelos, usando entrada e feedback de especialistas, conforme apropriado.

Análise numérica: Nível 5

Cria, testa e melhora algoritmos complexos que resolvem numericamente problemas do mundo real. Desenvolve técnicas matemáticas e computacionais para auxiliar na análise numérica. Comunica limitações como incertezas e erros sistemáticos. Analisa algoritmos quanto à sua conformidade com os padrões de design e desempenho.

Análise numérica: Nível 6

Inicia a criação, teste, melhoria e aplicação de algoritmos numéricos que resolvem problemas matemáticos do mundo real. Estabelece padrões e estratégias para a aplicação da análise numérica. Orienta a implementação de recursos de análises numéricas para garantir o uso apropriado, consistente e eficaz em toda a organização.

Análise numérica: Nível 7

Dirige a criação e revisão de uma abordagem e cultura multifuncional e corporativa para análise numérica. Lidera o desenvolvimento dos recursos de análise numérica da organização e defende seu uso na resolução de problemas do mundo real.