O modelo global de competências para o mundo digital

Desenvolvimento de capacidade organizacional OCDV

Liderança, aconselhamento e suporte à implementação para avaliar as capacidades organizacionais e identificar, priorizar e implementar melhorias.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • seleção, adoção e integração de estruturas e modelos apropriados do setor para orientar melhorias
  • uso de avaliações de maturidade de capacidade, métricas, definição de processos e gerenciamento de processos
  • construção de capacidades repetidas e confiáveis por meio de um processo de teste, feedback, aprendizado e evolução contínua
  • desenvolvimento de técnicas, ferramentas e habilidades aprimoradas apropriadas
  • projeto e fornecimento de soluções integradas de pessoas, processos e tecnologia para oferecer desempenho organizacional aprimorado, de acordo com os planos e objetivos estratégicos
  • identificação de prioridades organizacionais para melhorar o desempenho, satisfazer novas oportunidades de negócios ou responder a fatores externos.

O escopo da melhoria geralmente abrange toda a organização, mas também pode ser altamente focado, tais como, mas não limitado a: agilidade de negócios, desenvolvimento de software, desenvolvimento de sistemas, entrega de projetos, integração e gerenciamento de serviços, entrega de serviços, segurança da informação e cibernética.

Níveis

Definido nestes níveis: 5 6 7

Desenvolvimento de capacidade organizacional: Níveis 1-4

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Desenvolvimento de capacidade organizacional: Nível 5

Contribui para identificar novas áreas de melhoria de capacidade dentro da organização, as quais podem ser melhorias em termos de habilidades, tecnologia ou processos. Desenvolve e mantém um conhecimento detalhado das abordagens e técnicas de melhoria de capacidade e seleciona abordagens apropriadas para a organização. Realiza atribuições de melhoria de capacidade, como avaliações de maturidade ou desempenho, para identificar pontos fortes e fracos. Seleciona e prioriza oportunidades de melhoria, gera envolvimento e planeja atividades de melhoria justificadas por benefícios organizacionais mensuráveis. Oferece suporte, orientação, assessoria e sugestões para auxiliar atividades de melhoria contínua.

Desenvolvimento de capacidade organizacional: Nível 6

Pesquisa, identifica, propõe e inicia atividades de melhoria de capacidade dentro da organização.Conduz programas de melhoria substanciais. Planeja e gerencia a avaliação ou análise das capacidades organizacionais. Seleciona estruturas, abordagens e técnicas para uso. Toma medidas para explorar oportunidades para fornecer impactos mensuráveis e benéficos sobre a eficácia operacional. Concebe soluções e conduz iniciativas de mudança, incluindo atividades de comunicação, transição e implementação. Monitora as tendências internacionais, locais e do setor para estabelecer a capacidade necessária.

Desenvolvimento de capacidade organizacional: Nível 7

Representa e orienta a melhoria da capacidade organizacional no mais alto nível. Determina a necessidade de melhoria da capacidade estratégica no nível da organização para atender as metas estratégicas e os objetivos de longo prazo da organização. Articula com as funções da organização para estabelecer requisitos e identifica, propõe, inicia e orienta programas significativos de melhoria da capacidade organizacional. Gerencia a qualidade e adequação do trabalho realizado e oferece benefícios corporativos mensuráveis. Adota e/ou modifica as abordagens de melhoria de capacidade existentes conforme o necessário.