O modelo global de competências para o mundo digital

Manutenção de softwares de sistemas SYSP

Instalação, gestão, controle, implantação e manutenção de softwares de sistemas de infraestrutura, para atender as necessidades operacionais e os níveis de serviço.

Notas orientativas

O termo software de sistema se refere aos sistemas operacionais, serviços públicos de fornecimento e middleware, elementos essenciais da infraestrutura de TI que permitem a execução dos aplicativos.

O software de sistema é capaz de rodar em ambientes de nuvem, virtuais ou em hardware físico, incluindo, por exemplo, sistemas operacionais, hipervisores, bibliotecas de funções e drivers de dispositivos, redes, produtos de banco de dados e armazenamento, além de serviços públicos de fornecimento.

As atividades podem incluir, entre outros:

  • monitoramento e otimização do desempenho dos softwares de sistema
  • resolução de problemas potenciais ou reais do serviço
  • avaliação de novos softwares de sistema
  • análise das atualizações de softwares de sistema 
  • provisionamento e teste de atualizações de softwares de sistema 
  • adesão às normas estabelecidas de segurança e qualidade.

Níveis

Definido nestes níveis: 3 4 5

Manutenção de softwares de sistemas: Níveis 1-2

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Manutenção de softwares de sistemas: Nível 3

Monitora os sistemas operacionais quanto a seu uso de recursos e taxas de falha, para informar e facilitar o ajuste dos softwares de sistema. Aplica parâmetros de softwares de sistema para maximizar o rendimento e a eficiência. Instala e testa novas versões de softwares de sistema. Contribui para a elaboração de procedimentos de implementação de softwares com planos alternativos de emergência.

Manutenção de softwares de sistemas: Nível 4

Monitora métricas dos softwares de sistema e ajusta as configurações para obter a disponibilidade e o desempenho ideais. Analisa as atualizações dos softwares de sistema e identifica as que vale a pena efetuar. Configura os softwares de sistema para alcançarem a funcionalidade e desempenho necessários. Investiga e resolve problemas de softwares de sistema, solicitando medidas do fornecedor se necessário.

Manutenção de softwares de sistemas: Nível 5

Garante que os softwares de sistema sejam fornecidos e configurados para facilitar o alcance dos objetivos do serviço. Avalia novos softwares de sistema e recomenda sua adoção se forem adequados. Planeja o provisionamento e o teste de novas versões de softwares de sistema. Investiga e coordena a resolução de problemas potenciais e reais do serviço. Garante que os procedimentos operacionais e diagnósticos para os softwares de sistema sejam atualizados, acessíveis e bem compreendidos.

Manutenção de softwares de sistemas: Níveis 6-7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.