O modelo global de competências para o mundo digital

Governança GOVN

Definição e operação de uma estrutura para tomada de decisões, para gerenciamento dos relacionamentos com as partes interessadas e para identificação de autoridade legítima.

Notas orientativas

A governança pode ser aplicada a atividades específicas ou pode ser uma única estrutura integrada em toda a organização.

As especialidades incluem, entre outros: segurança, informação, tecnologia, arquiteturas, TI corporativa e gerenciamento de serviços.

As obrigações de uma organização podem ser externas ou internas, tais como, entre outros: legislativas, regulatórias, contratuais e adesão a padrões/políticas ou estruturas éticas acordadas. 

As atividades podem incluir, entre outros:

  • definição e operação do sistema de regras, práticas e processos pelos quais uma organização toma decisões, gerencia os relacionamentos das partes interessadas e identifica a autoridade legítima
  • determinação sobre como dirigir, avaliar e monitorar as atividades de uma organização
  • desenvolvimento e operação de estruturas estratégicas e operacionais, políticas, tomadas de decisão, processos de negócios e planos para atender aos requisitos das partes interessadas.

A governança é especificamente referenciada em muitas habilidades de SFIA. Os profissionais podem contribuir com conhecimento especializado para processos de governança, revisões e desenvolvimentos, mas isso não implica que eles precisem da habilidade de governança de SFIA.

Níveis

Definido nestes níveis: 6 7

Governança: Níveis 1-5

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Governança: Nível 6

Implementa a estrutura de governança para permitir que as atividades de governança sejam conduzidas. Dentro de uma área definida de responsabilidade, determina os requisitos para uma governança apropriada, refletindo os valores, a ética e as estruturas de governança mais amplas da organização. Comunica autoridade delegada, benefícios, oportunidades, custos e riscos. Conduz revisões de práticas de governança com independência adequada e suficiente da atividade de gestão. Atua como o contato da organização para as autoridades reguladoras relevantes e garante relacionamentos adequados entre a organização e as partes interessadas externas.

Governança: Nível 7

Dirige a definição, implementação e monitoramento da estrutura de governança para atender às obrigações da organização sob regulamentação, legislação ou contratos. Fornece liderança, direção e supervisão para as atividades de governança de uma organização. Garante os recursos necessários para executar as atividades para atingir as metas de governança da organização, com transparência efetiva. Fornece garantia às partes interessadas de que a organização pode cumprir suas obrigações com um equilíbrio pré-estabelecido de benefícios, oportunidades, custos e riscos.