O modelo global de competências para o mundo digital

Definição e gerenciamento de requisitos REQM

Gerenciamento de requisitos durante todo o ciclo de vida operacional e de entrega.

Notas orientativas

Requisitos podem estar relacionados a software, sistemas, dados, processos, produtos ou serviços.

As atividades podem incluir, entre outros:

  • identificação e análise de requisitos, funcionais e não funcionais 
  • garantia de que os requisitos do cliente sejam mostrados com precisão
  • organização e priorização de requisitos que usem técnicas como, por exemplo, mapas de produto, épicos, histórias de usuários e backlogs
  • especificação e validação de requisitos e restrições a um nível que permita o desenvolvimento e operações eficazes de software, sistemas, processos, produtos e serviços novos ou alterados
  • negociação de compensações aceitáveis para as principais partes interessadas e dentro de restrições orçamentárias, técnicas, regulatórias e outras
  • adoção e adaptação de modelos de ciclo de vida de gerenciamento de requisitos.

A abordagem do ciclo de vida dos requisitos será baseada no contexto do trabalho e pode ser selecionada a partir de abordagens preditivas (orientadas a planos) ou adaptativas (iterativas/ágeis).

Níveis

Definido nestes níveis: 2 3 4 5 6

Definição e gerenciamento de requisitos: Nível 1

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.

Definição e gerenciamento de requisitos: Nível 2

Usa técnicas padrão para obter, especificar e documentar requisitos para áreas de assunto simples, com limites claramente definidos. Auxilia na definição e gerenciamento de requisitos. Auxilia na criação de uma linha de base de requisitos. Auxilia na investigação e aplicação de alterações autorizadas.

Definição e gerenciamento de requisitos: Nível 3

Define e gerencia o escopo, definição de requisitos e atividades de priorização para mudanças em pequena escala e auxilia em iniciativas de mudança mais complexas. Segue os padrões acordados, aplicando técnicas apropriadas para obter e documentar requisitos detalhados. Fornece um desafio construtivo para as partes interessadas, conforme necessário. Prioriza requisitos e documenta a rastreabilidade até a origem. Examina os requisitos de erros e omissões. Fornece entrada para a linha de base dos requisitos. Investiga, gerencia e aplica solicitações autorizadas de mudanças nos requisitos de base, de acordo com a política de gerenciamento de mudanças.

Definição e gerenciamento de requisitos: Nível 4

Define e gerencia atividades de definição de escopo, definição e priorização de requisitos para iniciativas de complexidade e porte médio. Contribui na seleção da abordagem dos requiristos. Facilita o feedback das partes interessadas, oferece desafios construtivos e possibilita a priorização eficaz dos requisitos. Estabelece linhas de base dos requisitos, obtém consentimento formal para os requisitos e garante o rastreio à sua fonte.

Definição e gerenciamento de requisitos: Nível 5

Planeja e conduz o escopo, a definição de requisitos e as atividades de priorização para iniciativas grandes e complexas. Seleciona, adota e adapta a definição e os métodos, ferramentas e técnicas de gerenciamento apropriados dos requisitos. Contribui para o desenvolvimento de métodos e padrões organizacionais para o gerenciamento de requisitos. Obtém informações e acordos com os requisitos de uma gama diversificada de partes interessadas. Negocia com as partes interessadas para gerenciar prioridades e conflitos concorrentes. Estabelece linhas de base de requisitos. Garante que as mudanças nos requisitos sejam investigadas e gerenciadas.

Definição e gerenciamento de requisitos: Nível 6

Defende a importância e o valor dos princípios de gerenciamento de requisitos e a seleção de modelos de ciclo de vida de gerenciamento de requisitos apropriados. Desenvolve políticas organizacionais, normas e diretrizes para definição e gerenciamento de requisitos. Planeja e orienta o escopo, a definição de requisitos e a definição de prioridades para programas complexos e estratégicos. Impulsiona a adoção e a adesão a políticas e padrões. Desenvolve novos métodos e capacidades organizacionais para o gerenciamento de requisitos.

Definição e gerenciamento de requisitos: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.