O modelo global de competências para o mundo digital

Gestão de portfolio POMG

Desenvolvimento e aplicação de uma estrutura de gestão para definir e oferecer um portfólio de programas, projetos e/ou serviços em andamento.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, por exemplo:

  • alinhamento dos investimentos com as estratégias e objetivos de negócios específicos
  • avaliação de investimentos estratégicos e processos de tomada de decisão
  • avaliação de custos, riscos, interdependências e impacto nas atividades de negócios existentes
  • identificação de problemas com estrutura de portfólio, custo, risco, interdependências, impacto nas atividades de negócios atuais e os benefícios estratégicos a serem alcançados
  • implementação de práticas de gerenciamento de portfólio que ofereçam suporte ao trabalho iterativo/ágil
  • medição e avaliação objetiva de mudanças potenciais e benefícios a serem realizados;
  • priorização da utilização de recursos e mudanças a serem implementadas
  • revisão regular de portfólios
  • gerenciamento do pipeline de serviços (proposto ou em desenvolvimento), catálogo de serviços (ativo ou disponível para implantação) e serviços desativados.

Níveis

Definido nestes níveis: 5 6 7

Gestão de portfolio: Níveis 1-4

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Gestão de portfolio: Nível 5

Garante que os líderes de programas/projetos e/ou proprietários de serviços cumpram a abordagem e o cronograma de gerenciamento de portfólio acordados. Explica quais informações são necessárias e garante que forneçam essas informações para metas acordadas de prazos e precisão. Produz relatórios conforme apropriado para a governança do portfólio, incluindo recomendações para mudanças no portfólio.

Gestão de portfolio: Nível 6

Envolve e influencia os gerentes seniores para garantir que o portfólio cumpra os objetivos de negócios acordados. Lidera a definição de um portfólio de programas, projetos e/ou prestação de serviços em andamento. Planeja, programa, monitora e reporta as atividades relacionadas ao portfólio. Garante que cada parte do portfólio contribua para a realização geral do portfólio. Identifica problemas relacionados ao portfólio. Notifica projetos/programas/iniciativas de mudança sobre problemas e recomenda e monitora ações corretivas. Coleta, resume e relata as medidas do portfólio. Emite relatórios sobre o status do portfólio, conforme apropriado.

Gestão de portfolio: Nível 7

Autoriza a estruturação de portfólios e alinha o portfólio com estratégias, objetivos e oportunidades emergentes. Lidera a definição, implementação e revisão da estrutura de gerenciamento de portfólio da organização. Define parâmetros para a priorização de recursos e as mudanças a serem implementadas. Recomenda e implementa medidas corretivas envolvendo e influenciando a alta administração. Orienta o monitoramento contínuo e a revisão de portfólios quanto ao impacto nas atividades de negócios atuais e os benefícios estratégicos a serem alcançados. Implementa arranjos de governança de portfólio e relatórios eficazes.