O modelo global de competências para o mundo digital

Planejamento e implementação organizacional ORDI

Planejamento, projeto e implementação de uma estrutura e cultura organizacional integradas.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • facilitação das mudanças necessárias para se adaptar às mudanças nas tecnologias, sociedade, novos modelos operacionais e processos de negócios
  • identificação dos principais atributos da cultura necessária e como podem ser implementados e reforçados para melhorar o desempenho organizacional.

O escopo do projeto da organização pode ser amplo, incluindo o ambiente de trabalho, a estratégia de localização, o número de locais necessários, perfis de funções, medições de desempenho, competências e habilidades.

Níveis

Definido nestes níveis: 4 5 6 7

Planejamento e implementação organizacional: Níveis 1-3

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Planejamento e implementação organizacional: Nível 4

Auxilia no desenvolvimento de estruturas organizacionais, como a criação de descrições de funções e planos de carreira.

Planejamento e implementação organizacional: Nível 5

Implementa a estrutura organizacional e as atividades de mudança de cultura. Conduz avaliações de impacto para garantir que a estrutura e as culturas organizacionais estejam alinhadas às mudanças nos processos, sistemas, tecnologia e ferramentas. Desenvolve representações gráficas de modelos e estruturas de organização para facilitar a compreensão e a tomada de decisões. Identifica e avalia soluções alternativas. Alinha estruturas organizacionais, funções, cargos e planos de carreira existentes aos novos processos. Informa sobre as implicações da introdução de novos modelos e ferramentas para local de trabalho.

Planejamento e implementação organizacional: Nível 6

Defende o valor de novas formas de trabalhar para lidar com oportunidades e ameaças internas e externas. Define a direção e orienta a seleção e uso de técnicas, metodologias e ferramentas de design organizacional. Planeja e orienta as atividades de design da organização, identifica alternativas, avalia a viabilidade e recomenda soluções. Identifica as principais mudanças que afetam a organização e mobiliza recursos para implementar as mudanças. Inicia a definição de novos limites da organização e cria o design da organização futura. Descreve os objetivos de medição de desempenho e a abordagem de implementação de alto nível.

Planejamento e implementação organizacional: Nível 7

Estabelece e comunica a necessidade e a lógica para a estrutura organizacional e mudança de cultura. Garante o compromisso organizacional e os recursos necessários para a mudança organizacional e cultural. Orienta a mudança organizacional removendo obstáculos, defendendo e fazendo lobby por mudanças nos níveis mais altos. Implementa mecanismos para reforçar e incorporar mudanças organizacionais e culturais. Atua como um modelo para comportamentos desejados e define padrões e expectativas consistentes.