O modelo global de competências para o mundo digital

Níveis de responsabilidade: Nível 4 - Possibilita

Autonomia

Trabalha sob direção geral dentro de uma estrutura clara de responsabilidade. Exerce substancial responsabilidade pessoal e autonomia. Tem grande poder de decisão na identificação e resposta a questões e atribuições complexas relacionadas à entrega/escopo do trabalho. Encaminha a outros quando os problemas estão fora de sua responsabilidade. Planeja, estabelece cronogramas e monitora o trabalho, para atender a determinados objetivos e processos de acordo com as metas de tempo e qualidade.

Influência

Influencia clientes, fornecedores e parceiros ao nível da conta. Toma decisões que influenciam o sucesso dos projetos e os objetivos da equipe. Pode ter alguma responsabilidade pelo trabalho de outros e pela alocação de recursos. Participa e contribui para o trabalho de equipes multifuncionais para garantir que as necessidades dos clientes e usuários sejam atendidas em toda a entrega/escopo do trabalho. Facilita a colaboração entre as partes interessadas que compartilham objetivos comuns. Participa de atividades externas relacionadas à sua especialidade.

Complexidade

O trabalho inclui uma ampla gama de atividades técnicas ou profissionais complexas em uma variedade de contextos. Investiga, define e resolve problemas complexos. Aplica, facilita e desenvolve conceitos de pensamento criativo ou encontra maneiras inovadoras de abordar uma entrega.

Habilidades de Negócios

Comunica-se fluentemente, de forma oral e por escrito, e pode apresentar informações complexas para o público técnico e não técnico ao interagir com colegas, usuários/clientes, fornecedores e parceiros.

Seleciona adequadamente e avalia o impacto da mudança nos padrões, métodos, ferramentas, aplicativos e processos aplicáveis relevantes à própria especialidade.

Demonstra uma consciência de risco e uma abordagem analítica para o trabalho.

Maximiza as capacidades das aplicações para o seu papel e avalia e apoia a utilização de novas tecnologias e ferramentas digitais.

Contribui com conhecimento especializado para a definição de requisitos em apoio a propostas.

Compartilha conhecimento e experiência em sua própria especialidade para ajudar os outros.

Aprendizagem e desenvolvimento profissional: mantém conscientização do desenvolvimento de práticas e suas aplicações e assume a responsabilidade de impulsionar o próprio desenvolvimento. Toma a iniciativa de identificar e negociar suas próprias oportunidades de desenvolvimento apropriadas e apoiar os membros da equipe. Contribui para o desenvolvimento dos outros.

Segurança, privacidade e ética: compreende totalmente a importância e a aplicação ao próprio trabalho e ao funcionamento da organização. Participa ou trabalha com especialistas conforme necessário.

Conhecimento

Tem conhecimento profundo das práticas genéricas reconhecidas pela indústria e conhecimentos especializados, conforme necessário. Possui um conhecimento profundo sobre o domínio da organização. Pode aplicar o conhecimento efetivamente em situações desconhecidas, mantém ativamente o próprio conhecimento, e contribui para o desenvolvimento dos outros. Rapidamente absorve novas informações e as aplica efetivamente.