O modelo global de competências para o mundo digital

Gestão de dados DATM

Desenvolvimento e implementação de planos, políticas e práticas que controlem, protejam e otimizem o valor dos ativos de dados.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • gerenciamento de dados e informações em todas as suas formas
  • análise de estruturas de informação, incluindo entre outros: análise lógica de taxonomias, dados e metadados
  • desenvolvimento de formas inovadoras de gestão dos ativos de informação da organização
  • planejamento de políticas e práticas relacionadas a áreas como,entre outros: classificação, armazenamento, segurança, qualidade, compartilhamento, disponibilidade, recuperação, retenção e publicação
  • garantia de que os dados sejam armazenados e arquivados adequadamente, de acordo com a legislação relevante
  • implementação de práticas de gestão de dados para serviços baseados em nuvem
  • aplicação de princípios éticos no tratamento de dados.

Níveis

Definido nestes níveis: 4 5 6

Gestão de dados: Níveis 1-3

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Gestão de dados: Nível 4

Desenvolve e implementa processos de gerenciamento de dados mestres para subconjuntos específicos de dados. Avalia a integridade de dados de várias fontes. Fornece aconselhamento sobre a transformação de dados de um formato/meio para outro. Mantém e implementa procedimentos de tratamento de informações. Habilita a disponibilidade, integridade e busca de informações por meio da aplicação de estruturas formais de dados e metadados, além de medidas de proteção.

Gestão de dados: Nível 5

Desenvolve e implementa processos de gerenciamento de dados mestre. Adapta estruturas de gerenciamento de dados e metadados para dar suporte à consistência da recuperação, combinação, análise, reconhecimento de padrões e interpretação de informações em toda a organização. Planeja armazenamento, compartilhamento e publicação de dados eficazes dentro da organização. Valida independentemente informações externas de várias fontes. Avalia questões que podem impedir a organização de fazer o máximo uso de seus ativos de informação. Fornece aconselhamento especializado e orientação para permitir que a organização consiga o máximo valor de seus ativos de dados.

Gestão de dados: Nível 6

Desenvolve uma estratégia geral de gerenciamento de dados mestres que suporta o desenvolvimento e a operação segura de informações e serviços digitais. Desenvolve políticas, normas e diretrizes organizacionais para gestão de dados, alinhados a princípios éticos. Planeja, estabelece e gerencia processos para o acesso regular e consistente a informações externas de várias fontes e para a validação independente dessas informações.

Gestão de dados: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.