O modelo global de competências para o mundo digital

Análise da experiência do usuário UNAN

Compreensão do contexto de uso de sistemas, produtos e serviços e especificação de requisitos de experiência do usuário e objetivos de design.

Notas orientativas

Essa habilidade inclui uma gama completa de tarefas do usuário, não apenas tarefas digitais. A habilidade pode ser aplicada em muitos contextos, como, entre outros: experiência do cliente, produtos, serviços, aplicativos, dispositivos, experiência de aprendizado, experiência do colaborador.

As atividades podem incluir, entre outros:

  • identificação, análise, esclarecimento e comunicação do contexto de uso
  • descrição dos objetivos e tarefas dos usuários e o ambiente no qual o sistema, produto ou serviço será utilizado
  • criação e descrição de personas para representar os principais segmentos de usuários
  • desenvolvimento de histórias de usuários para descrever recursos ou capacidades 
  • concordância com os objetivos de design da experiência do usuário
  • análise e priorização das necessidades de experiência do usuário com as partes interessadas
  • entendimento e especificação, definição e gerenciamento da experiência do usuário e os requisitos de acessibilidade para todos os usuários em potencial.

Níveis

Definido nestes níveis: 3 4 5

Análise da experiência do usuário: Níveis 1-2

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Análise da experiência do usuário: Nível 3

Aplica técnicas e ferramentas padrão para desenvolver histórias de usuários e obter requisitos de experiência do usuário. Organiza e estrutura a análise da experiência do usuário. Trabalha com as partes interessadas para priorizar requisitos e resolver conflitos.

Análise da experiência do usuário: Nível 4

Seleciona técnicas e ferramentas apropriadas para desenvolver histórias de usuários e obter requisitos de experiência do usuário em situações complexas. Identifica e descreve os objetivos do projeto de sistemas, produtos e serviços. Identifica as funções dos grupos de partes interessadas afetados. Resolve potenciais conflitos entre diferentes requisitos do usuário. Especifica critérios mensuráveis ​​para a usabilidade necessária e acessibilidade do sistema, produtos e serviços.

Análise da experiência do usuário: Nível 5

Determina as abordagens a serem usadas para análise da experiência do usuário. Planeja e gerencia a experiência do usuário e as atividades de análise de acessibilidade. Oferece consultoria especializada e orientação para apoiar a adoção e adaptação de abordagens acordadas. Desenvolve ferramentas, técnicas e padrões de experiência do usuário, como parte da estrutura da organização para design centrado no usuário.

Análise da experiência do usuário: Níveis 6-7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.