O modelo global de competências para o mundo digital

Gestão de fornecedores SUPP

Alinhamento dos objetivos e atividades de desempenho dos fornecedores da organização com estratégias e planos de fornecimento, equilibrando custos, eficiências e qualidade de serviço.

Notas orientativas

 As atividades podem incluir, entre outros:

  • estabelecimento de relações de trabalho baseadas na colaboração, confiança e comunicação aberta
  • incentivo à co-inovação e a melhoria do serviço com os fornecedores
  • envolvimento proativo dos fornecedores para benefício mútuo, para resolver incidentes operacionais, problemas, baixo desempenho e outras fontes de conflito;
  • implementação de práticas de gestão de fornecedores para dar suporte a serviços baseados em nuvem
  • implementação de caminhos de escalação claros para discutir e resolver problemas
  • gerenciamento de desempenho e riscos em vários fornecedores (internos e externos), usando um conjunto de métricas estabelecidas
  • garantia da conformidade com a legislação
  • governança comercial e gestão da cadeia de suprimentos
  • gerenciamento dos riscos associados à segurança da informação, continuidade e integridade do fornecimento
  • elaboração de políticas de seleção de fornecedores e benchmarking de desempenho de fornecedores.

Níveis

Definido nestes níveis: 2 3 4 5 6 7

Gestão de fornecedores: Nível 1

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.

Gestão de fornecedores: Nível 2

Auxilia na coleta e geração de relatórios sobre dados de desempenho de fornecedores. Auxilia na comunicação rotineira do dia-a-dia entre a organização e os fornecedores.

Gestão de fornecedores: Nível 3

Atua como ponto de contato rotineiro entre a organização e os fornecedores. Suporta a resolução de incidentes, problemas ou desempenho insatisfatório, relacionados ao fornecedor. Coleta e reporta dados de desempenho dos fornecedores.

Gestão de fornecedores: Nível 4

Coleta dados de desempenho dos fornecedores e investiga problemas. Monitora e reporta o desempenho dos fornecedores, satisfação do cliente, aderência aos requisitos de segurança e inteligência de mercado. Valida se o desempenho dos fornecedores está de acordo com os termos do contrato. Envolve-se de forma proativa e colaborativa com os fornecedores para resolver incidentes (incluindo segurança), problemas ou desempenho insatisfatório. Implementa iniciativas e programas de melhoria de serviços relacionados ao gerenciamento de fornecedores.

Gestão de fornecedores: Nível 5

Gerencia fornecedores para atender os principais indicadores de desempenho e metas acordadas. Gerencia as relações operacionais entre fornecedores e garante que possíveis disputas ou conflitos sejam levantados e resolvidos. Realiza benchmarking e faz uso dos dados de desempenho dos fornecedores para garantir que o desempenho seja devidamente monitorado e revisado regularmente. Utiliza a experiência dos fornecedores para apoiar e informar roteiros de desenvolvimento. Gerencia a implementação de ações de melhoria do serviço dos fornecedores. Identifica restrições e oportunidades ao negociar ou renegociar contratos.

Gestão de fornecedores: Nível 6

Desenvolve políticas, normas e diretrizes organizacionais para garantir o gerenciamento eficaz de fornecedores em toda a cadeia de suprimentos integrada. Define a abordagem da comunicação corporativa e da gestão da relação com os fornecedores. Estabelece um ambiente de trabalho positivo e eficaz com os fornecedores para benefício mútuo. Garante que recursos e ferramentas estejam disponíveis para realizar benchmarking. Consulta a análise dos fornecedores e avalia a eficácia em toda a cadeia de suprimentos. Gerencia riscos e garante a qualidade dos serviços prestados pelos fornecedores.

Gestão de fornecedores: Nível 7

Determina a estratégia geral de gestão de fornecedores, adotando um gerenciamento eficaz e relacionamentos operacionais em todos os níveis. Orienta parcerias colaborativas com fornecedores. Alinha os objetivos de desempenho dos fornecedores e as atividades de gerenciamento de relacionamento com os objetivos de negócios e as estratégias de fornecimento. Estabelece uma estrutura para governança de fornecedores, monitoramentos dos serviços prestados e entrega de valor dos contratos. Representa a organização em disputas comercialmente significativas envolvendo fornecedores.