O modelo global de competências para o mundo digital

Visualização de dados VISL

Facilitação da compreensão de dados através da exibição de conceitos, ideias e fatos, usando representações gráficas.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • condensação e encapsulamento das características dos dados, facilitando a descoberta de oportunidades, identificação de riscos, análise de tendências, para conduzir uma tomada de decisão eficaz
  • apresentação de descobertas e insights de dados de maneiras criativas para facilitar a compreensão dos dados em uma variedade de públicos técnicos e não técnicos.

A habilidade é normalmente colocada em prática usando ferramentas analíticas especializadas. A especialização nesta habilidade implica mais do que o uso de software padrão para criar representações gráficas de dados simples.

Níveis

Definido nestes níveis: 3 4 5

Visualização de dados: Níveis 1-2

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Visualização de dados: Nível 3

Utiliza um produto de visualização, conforme guiado, para projetar e criar visuais de dados. Seleciona técnicas de visualização apropriadas entre as opções disponíveis. Envolve-se com o usuário-alvo para prototipar e refinar as visualizações especificadas.

Visualização de dados: Nível 4

Aplica uma variedade de técnicas de visualização e projeta o conteúdo e a aparência dos visuais de dados. Operacionaliza e automatiza atividades para produção eficiente e oportuna de visuais de dados. Seleciona a abordagem de visualização apropriada de uma variedade de opções aplicáveis. Contribui para a exploração e experimentação na visualização de dados.

Visualização de dados: Nível 5

Conduz a exploração de novas abordagens para a visualização dos dados. Estabelece a finalidade e os parâmetros da visualização de dados. Fornece controle geral, para garantir o uso adequado de ferramentas e técnicas de visualização de dados. Formata e comunica os resultados, usando métodos de visualização textual, numérica, gráfica e outros adequados ao público-alvo. Informa sobre o uso adequado da visualização de dados para diferentes propósitos e contextos, para atender os requisitos. Desenvolve planos mostrando como as necessidades identificadas do usuário serão atendidas.

Visualização de dados: Níveis 6-7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.