O modelo global de competências para o mundo digital

Projeto de redes NTDS

Projeto de redes de comunicação para suportar requisitos estratégicos e operacionais e produção de estratégias de rede, arquiteturas, políticas e documentação relacionada.

Notas orientativas

O projeto de rede abrange todos os aspectos da infraestrutura de comunicações, como por exemplo redes com ou sem fio, digitais ou analógicas, virtuais ou físicas, de área local, de longa distância, móvel/celular e quaisquer outros protocolos e escalas de operação definidos.

Níveis

Definido nestes níveis: 3 4 5 6

Projeto de redes: Níveis 1-2

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Projeto de redes: Nível 3

Especifica as configurações técnicas e os componentes necessários para uma rede de pequeno porte ou um segmento de rede em uma infraestrutura mais complexa. Segue as arquiteturas e padrões organizacionais.

Projeto de redes: Nível 4

Projeta componentes de rede específicos usando arquiteturas, padrões de projeto, padrões e metodologia pactuados. Converte designs lógicos em designs físicos que atendem aos parâmetros operacionais especificados de capacidade e desempenho. Revisa e verifica projetos de rede em relação a requisitos não funcionais, incluindo procedimentos de validação e correção de erros, controles de acesso, segurança e auditoria. Contribui para o desenvolvimento de rotinas de recuperação e procedimentos de contingência. Contribui para arquiteturas de rede, topologias de rede e opções de design alternativos.

Projeto de redes: Nível 5

Produz ou aprova arquiteturas de rede, topologias e bancos de dados de configuração de provedores de rede dentro de sua área de responsabilidade. Especifica parâmetros de projeto para conectividade de rede, capacidade, velocidade, interface, segurança e acesso, de acordo com os requisitos de negócios. Avalia riscos relacionados à rede e especifica rotinas de recuperação e procedimentos de contingência. Cria várias visualizações de design para atender às preocupações das diferentes partes interessadas e para lidar com requisitos funcionais e não funcionais.

Projeto de redes: Nível 6

Assume a responsabilidade pelos principais aspectos de especificações de redes, padrões, tecnologias e modelos gerais de design de redes dentro da organização. Produz políticas, princípios e critérios de design de redes abrangendo conectividade, capacidade, interface, segurança, resiliência, recuperação e acesso.

Projeto de redes: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.