O modelo global de competências para o mundo digital

Teste TEST

Investigação de produtos, sistemas e serviços para avaliar o comportamento e a verificação de atendimento a requisitos e características especificados ou não especificados.

Notas orientativas

O escopo do teste inclui as tecnologias, componentes do sistema, configurações, pacotes e suas interfaces. Essa habilidade é aplicável a todas as metodologias de teste, que podem ser realizadas usando abordagens preditivas (orientadas ao plano) ou abordagens adaptativas (ágeis/iterativas). 

As atividades podem incluir, entre outros:

  • planejamento, projeto, gerenciamento, execução e relatório de testes
  • testes funcionais de capacidades ou recursos
  • testes não funcionais de qualidades tais como, por exemplo, desempenho, segurança, acesso, backup e recuperação, arquivamento e retenção, robustez, disponibilidade, possibilidade de escalonamento, confiabilidade, desempenho, estresse, volume, possibilidade de manutenção e portabilidade
  • teste estático e análise estática
  • gerenciamento de riscos associados aos testes e tomada de medidas preventivas quando necessário
  • adoção e adaptação de métodos de teste incluindo abordagens em cascata, incrementais ou ágeis
  • conformidade com os padrões de processo acordados e com os regulamentos e a proteção dos dados específicos do setor legislação
  • engenharia, usando e mantendo testwares para medir e melhorar a qualidade do software que está sendo testado
  • promoção da produtividade por meio de automação, ferramentas e melhores práticas
  • desenvolvimento de testes e estruturas automatizadas escaláveis e confiáveis.

Níveis

Definido nestes níveis: 1 2 3 4 5 6

Teste: Nível 1

Executa roteiros de testes manuais sob supervisão. Usa ferramentas básicas de teste automatizado. Registra resultados e relata problemas. Compreende o papel do teste como uma ferramenta para melhoria do design e um processo de validação.

Teste: Nível 2

Desenha casos de teste, cria roteiros e dados de teste e automatiza tarefas repetidas, trabalhando de acordo com os requisitos ou as especificações fornecidas. Define as condições de teste para determinados requisitos. Executa e registra testes manuais e automatizados de acordo com os planos de teste. Emite análises e relatórios sobre atividades de teste, resultados, problemas e riscos.

Teste: Nível 3

Projeta cases e roteiros de teste sob sua própria direção, mapeando critérios pré-determinados, registrando e relatando seus resultados. Participa de revisões de requisitos, projeto e especificações e usa essas informações para projetar planos e condições de teste. Aplica padrões acordados para especificar e realizar testagens manuais e automatizadas. Automatiza tarefas de teste e cria uma maior cobertura do teste por meio de infraestrutura nova ou existente. Efetua análises e emite relatórios sobre atividades de teste, resultados, problemas e riscos.

Teste: Nível 4

Seleciona a abordagem apropriada de teste, incluindo testes manuais e automatizados. Desenvolve e executa planos de teste e casos de teste. Implementa testes e estruturas automatizadas escaláveis e confiáveis. Colabora com todas as partes envolvidas no design e desenvolvimento de produtos, sistemas ou serviços para permitir uma cobertura abrangente dos testes. Identifica melhorias nos processos de requisitos, design ou especificação para aumentar a eficácia e a eficiência de teste. Efetua análises e emite relatórios sobre atividades de teste, resultados, problemas e riscos, incluindo o trabalho de terceiros.

Teste: Nível 5

Planeja e conduz atividades de teste em todos os estágios e iterações de desenvolvimento de produtos, sistemas e serviços. Fornece aconselhamento e orientação sobre qualquer aspecto do planejamento e execução de testes. Adota e adapta métodos de teste apropriados, ferramentas e técnicas automatizadas para resolver problemas em ferramentas e testes. Mede e monitora as aplicações de normas de testes. Avalia riscos e toma medidas preventivas. Identifica melhorias e contribui para o desenvolvimento de políticas, normas e diretrizes organizacionais para testes.

Teste: Nível 6

Desenvolve políticas organizacionais, normas e diretrizes de teste. Planeja e orienta atividades de teste estratégicas, grandes e complexas. Orienta as atividades para gerenciar os riscos e oportunidades associadas aos testes. Adapta ou desenvolve recursos e métodos de teste organizacional para resolver problemas complexos de negócios e engenharia em ferramentas e testes. Promove uma cultura de qualidade em toda a organização e impulsiona a adoção e adesão às políticas e normas de teste.

Teste: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.