O modelo global de competências para o mundo digital

Níveis de responsabilidade: Nível 5 - Garante, aconselha

Autonomia

Trabalha sob ampla direção. Muitas vezes inicia seu próprio trabalho. É totalmente responsável por atender aos objetivos técnicos e/ou do grupo alocado. Analisa, projeta, planeja, executa e avalia o trabalho de acordo com as metas de tempo, custo e qualidade. Estabelece marcos e tem um papel significativo na atribuição de tarefas e/ou responsabilidades.

Influência

Influencia a organização, clientes, fornecedores, parceiros e colegas na contribuição da própria especialidade. Toma decisões que impactam o sucesso do trabalho atribuído, ou seja, resultados, prazos e orçamento. Tem influência significativa sobre a alocação e gestão de recursos adequados às atribuições atribuídas. Promove a colaboração do usuário/cliente e do grupo em todas as etapas do trabalho. Garante que as necessidades dos usuários sejam atendidas de forma consistente em cada etapa do trabalho. Constrói relacionamentos comerciais apropriados e eficazes em toda a organização e com clientes, fornecedores e parceiros. Cria e apoia formas colaborativas de trabalho em todo o grupo/área de responsabilidade. Facilita a colaboração entre as partes interessadas que têm objetivos distintos.

Complexidade

Implementa e executa políticas alinhadas aos planos estratégicos. Desempenha uma extensa gama e variedade de atividades de trabalho técnicas e/ou profissionais complexas. Empreende um trabalho que requer a aplicação de princípios fundamentais em uma ampla e, muitas vezes, imprevisível gama de contextos. Participa e coordena junto com especialistas no assunto para resolver questões complexas relacionadas aos requisitos do cliente/organizacional. Compreende as relações entre a própria especialidade e os requisitos do cliente/organizacional.

Habilidades de Negócios

Demonstra liderança na gestão operacional.

Analisa os requisitos e aconselha sobre escopo e opções para melhoria operacional contínua.

Analisa e avalia riscos.

Leva em consideração todos os requisitos ao fazer propostas.

Compartilha seu próprio conhecimento e experiência, encorajando a aprendizagem e o crescimento.

Aconselha sobre os padrões, métodos, ferramentas, aplicações e processos disponíveis relevantes para a(s) especialidade(s) do grupo e pode fazer escolhas apropriadas entre alternativas.

Compreende e avalia o impacto organizacional de novas tecnologias e serviços digitais.

Aplica de forma criativa o pensamento inovador e práticas de design na identificação de soluções que agregarão valor para o benefício do cliente/stakeholder.

Demonstra claramente habilidades de comunicação impactantes (oral, escrita e apresentação) em ambientes formais e informais, articulando ideias complexas para públicos amplos.

Aprendizagem e desenvolvimento profissional — Demonstra claramente habilidades de comunicação impactantes (oral, escrita e apresentação) em ambientes formais e informais, articulando ideias complexas para públicos amplos.

Segurança, privacidade e ética: contribui proativamente para a implementação de práticas e cultura de trabalho apropriadas.

Conhecimento

Está totalmente familiarizado com as práticas da indústria, tanto genéricas quanto específicas, e conhecimento do negócio, fornecedores, parceiros, concorrentes e clientes. Desenvolve uma amplitude mais ampla de conhecimento em toda a indústria ou negócio. Aplica o conhecimento para ajudar a definir os padrões que outros aplicarão.