O modelo global de competências para o mundo digital

Forense digital DGFS

Recuperação e investigação de material encontrado em dispositivos digitais.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • coleta, processamento, preservação, análise e
  • apresentação de evidências forenses, com base na totalidade das descobertas.

O escopo da perícia digital inclui evidências em computadores e qualquer dispositivo capaz de armazenar dados digitais. As evidências podem ser usadas para dar suporte à mitigação de vulnerabilidades de segurança, investigações criminais, de fraude, de contra-espionagem ou de aplicação da lei.

Níveis

Definido nestes níveis: 3 4 5 6

Forense digital: Níveis 1-2

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Forense digital: Nível 3

Dá suporte a investigações forenses digitais aplicando ferramentas e técnicas padrão para investigar dispositivos. Recupera dados danificados, excluídos ou ocultos dos dispositivos. Mantém a integridade dos registros e coleta informações e provas de forma juridicamente admissível.

Forense digital: Nível 4

Projeta e executa investigações forenses digitais complexas em dispositivos. Especifica os requisitos de recursos e ferramentas para executar investigações. Processa e analisa evidências de acordo com políticas, normas e diretrizes e apoia a produção de achados e relatórios forenses.

Forense digital: Nível 5

Conduz investigações para coletar, analisar e apresentar corretamente os achados, incluindo provas digitais, tanto para o público corporativo quanto jurídico. Agrupa conclusões e recomendações e apresenta os resultados forenses às partes interessadas. Planeja e gerencia atividades forenses digitais dentro da organização. Oferece consultoria especializada em perícia digital. Contribui para o desenvolvimento de políticas, normas e diretrizes forenses digitais. Avalia e seleciona ferramentas e técnicas forenses digitais.

Forense digital: Nível 6

Planeja e conduz a abordagem da organização a respeito da perícia digital. Define políticas, normas e diretrizes sobre como a organização conduz investigações forenses digitais. Orienta e gerencia investigações forenses digitais de alto risco, grandes ou abrangentes envolvendo especialistas adicionais, se necessário. Autoriza a liberação de relatórios forenses formais.

Forense digital: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.