O modelo global de competências para o mundo digital

Modelagem e design de dados DTAN

Desenvolvimento de modelos e diagramas para representar e comunicar requisitos de dados e ativos de dados.

Notas orientativas

A modelagem de dados suporta atividades como, entre outros:

  • auxílio às organizações no entendimento de seus ativos de dados, desenvolvimento de sistemas de software e as relações entre entidades do mundo real
  • engenharia de dados, integração e interoperabilidade
  • recuperação de dados
  • governança de dados e gerenciamento de dados mestre.

Há diversos esquemas de modelagem de dados diferentes, mas, normalmente, eles contêm os mesmos componentes, entidades, relacionamentos, atributos e domínios.

Os tipos de esquemas de modelagem de dados incluem, entre outros: relacional, orientado a objetos, NoSQL, baseado em tempo.

Modelos de dados são usados para comunicar diferentes níveis de detalhes conceituais, lógicos e físicos. 

Níveis

Definido nestes níveis: 2 3 4 5

Modelagem e design de dados: Nível 1

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.

Modelagem e design de dados: Nível 2

Estabelece, modifica ou mantém estruturas de dados simples e componentes associados. Utiliza técnicas específicas de modelagem e design de dados sob orientação.

Modelagem e design de dados: Nível 3

Aplica técnicas padrão de modelagem e design de dados, com base em uma compreensão detalhada dos requisitos. Estabelece, modifica e mantém estruturas de dados e componentes associados. Comunica os detalhes de estruturas de dados e componentes associados a outras pessoas, usando as estruturas de dados e componentes associados.

Modelagem e design de dados: Nível 4

Investiga os requisitos de dados corporativos onde há alguma complexidade e ambiguidade. Planeja as próprias atividades de modelagem e design de dados, selecionando técnicas apropriadas e o nível correto de detalhes para atender aos objetivos atribuídos. Oferece aconselhamento e orientação a outras pessoas usando as estruturas de dados e componentes associados.

Modelagem e design de dados: Nível 5

Define padrões para ferramentas e técnicas de modelagem e design de dados, informa sobre sua aplicação e garante a conformidade. Gerencia a investigação dos requisitos de dados corporativos com base em uma compreensão detalhada dos requisitos de informações. Coordena a aplicação de técnicas de análise, projeto e modelagem para estabelecer, modificar ou manter estruturas de dados e seus componentes associados. Gerencia a iteração, revisão e manutenção de requisitos de dados e modelos de dados.

Modelagem e design de dados: Níveis 6-7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.