O modelo global de competências para o mundo digital

Administração de banco de dados DBAD

Instalação, configuração, monitoramento, manutenção e melhoria do desempenho de bancos de dados e estruturas de armazenamento.

Notas orientativas

A administração de banco de dados pode dar suporte a bancos de dados operacionais ativos em uso de produção ou para fins internos/interinos, como desenvolvimentos e testes iterativos. 

As atividades podem incluir, entre outros:

  • identificar e atuar em oportunidades de automação para melhorar o desempenho e o valor de bancos de dados, armazenamento de dados e pipelines de dados
  • usando software e ferramentas do sistema de gerenciamento de banco de dados 
  • aplicando o conhecimento dos esquemas lógicos do banco de dados.

Níveis

Definido nestes níveis: 2 3 4 5

Administração de banco de dados: Nível 1

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.

Administração de banco de dados: Nível 2

Oferece assistência em atividades de suporte a bancos de dados

Administração de banco de dados: Nível 3

Executa tarefas de administração e manutenção de bancos de dados padrão. Utiliza softwares de gerenciamento de bancos de dados e ferramentas para coletar estatísticas de desempenho.

Administração de banco de dados: Nível 4

Desenvolve e configura ferramentas para permitir a automação de tarefas de administração de banco de dados. Monitora estatísticas de desempenho e cria relatórios. Identifica e investiga problemas e questões complexas e recomenda ações corretivas. Realiza configuração de rotina, instalação e reconfiguração de bancos de dados e produtos relacionados.

Administração de banco de dados: Nível 5

Identifica, avalia e gerencia a adoção de ferramentas e processos de administração de bancos de dados, incluindo automação. Desenvolve e mantém procedimentos e documentação para bancos de dados. Contribui para o estabelecimento de padrões para definição, segurança e integridade de objetos de banco de dados e garante a conformidade com esses padrões. Gerencia a configuração dos bancos de dados, incluindo instalação e atualização de software e manutenção da documentação relevante. Monitora a atividade de banco de dados e o uso de recursos. Otimiza o desempenho de bancos de dados e planeja as necessidades futuras de recursos.

Administração de banco de dados: Níveis 6-7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.