O modelo global de competências para o mundo digital

Desenvolvimento de sistemas de tempo real/embarcado RESD

Projeto e desenvolvimento de software confiável em tempo real, tipicamente em sistemas integrados.

Notas orientativas

Os sistemas integrados têm uma função dedicada dentro de um sistema mecânico ou eletrônico maior com restrições em tempo real, segurança, proteção e confiabilidade. Normalmente, envolvem a interface com hardware, sensores e atuadores para monitoramento e controle em equipamentos industriais, automotivos, aeroespaciais, médicos e robóticos, incluindo dispositivos IoT (Internet das Coisas) e sistemas inteligentes.

Esses sistemas geralmente executam funções críticas e possuem requisitos de alta exigência, como, entre outros: integridade, confiabilidade, segurança, proteção e consumo de energia.

As atividades podem incluir, entre outros:

  • definição de requisitos não funcionais do sistema, como desempenho, confiabilidade, segurança e proteção, incluindo requisitos de energia, custo, espaço físico, tempo de resposta 
  • construção de características à prova de falhas/seguras ou degradação
  • uso de técnicas especializadas para definir sistemas e garantir que atributos essenciais sejam alcançados
  • uso de métodos e técnicas abrangentes de verificação, validação e teste
  • uso de ferramentas especializadas, como emuladores de circuito, analisadores lógicos e osciloscópios digitais.

Níveis

Definido nestes níveis: 2 3 4 5 6

Desenvolvimento de sistemas de tempo real/embarcado: Nível 1

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.

Desenvolvimento de sistemas de tempo real/embarcado: Nível 2

Projeta, constrói e testa componentes simples em tempo real/integrados, como parte de um projeto geral de sistemas maiores. Utiliza linguagens de programação apropriadas para acionar sensores e atuadores simples. Aprende a usar ferramentas especializadas, como emuladores de circuito, analisadores lógicos e osciloscópios digitais.

Desenvolvimento de sistemas de tempo real/embarcado: Nível 3

Projeta, constrói e integra componentes em tempo real/integrados de complexidade média, como parte de um projeto de sistemas geral maior. Segue os padrões acordados e usa ferramentas especializadas, como emuladores de circuito e analisadores lógicos. Aciona hardware especializado, tipicamente sensores e atuadores, e otimiza o código do componente para desempenho. Aplica uma variedade de abordagens para a verificação e teste de componentes em tempo real.

Desenvolvimento de sistemas de tempo real/embarcado: Nível 4

Projeta, constrói e integra componentes e subsistemas complexos em tempo real/integrados. Desenha layouts físicos que refletem a conexão entre os componentes do sistema para testar e otimizar o desempenho. Constrói protótipos e simulações de sistema para auxiliar no desenvolvimento e permitir depuração, teste e solução de problemas de softwares integrados. Aplica uma grande variedade de abordagens para validação, verificação e teste de componentes e subsistemas em tempo real. Possui total familiarização com uma ampla gama de ferramentas especializadas.

Desenvolvimento de sistemas de tempo real/embarcado: Nível 5

Projeta e desenvolve arquiteturas e sistemas em tempo real/integrados para atender aos requisitos de sistema acordados. Planeja e gerencia o desenvolvimento de sistemas integrados/em tempo real complexos e seleciona as abordagens e técnicas a serem utilizadas. Analisa as opções de design e compensações entre hardware e software, faz recomendações e avalia e gerencia os riscos associados. Garante que a validação, verificação e teste eficazes sejam realizados durante o desenvolvimento. É responsável pela integração de vários subsistemas no sistema geral.

Desenvolvimento de sistemas de tempo real/embarcado: Nível 6

Fornece orientação geral e liderança no desenvolvimento de sistemas integrados/em tempo real. Desenvolve políticas, normas e diretrizes organizacionais para arquiteturas e designs de sistemas integrados/em tempo real. Planeja e orienta desenvolvimentos de sistemas integrados/em tempo real estratégicos, grandes e complexos. Identifica oportunidades para explorar novas tecnologias e melhorar as tecnologias e práticas existentes. Impulsiona a adesão a estratégias técnicas, arquiteturas de sistemas e a implementação de verificação, validação e testagem com base nos riscos. Desenvolve estratégias eficazes para implementação e aquisição.

Desenvolvimento de sistemas de tempo real/embarcado: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.