O modelo global de competências para o mundo digital

Gestão de ativos ASMG

Gerenciamento de todo o ciclo de vida dos ativos incluindo a aquisição, operação, manutenção e desativação.

Notas orientativas

Os ativos a serem gerenciados incluem, entre outros: componentes, hardware, software, dados, rede, serviços em nuvem, dispositivos, propriedade intelectual, licenças e contratos e garantias.

O ciclo de vida completo inclui aquisição, armazenamento, distribuição, movimentação e desativação de ativos.

A gestão de ativos requer conhecimento de processos, ferramentas e técnicas financeiras e legais.

As atividades podem incluir, entre outros:

  • informação e aconselhamento para otimizar valor, controlar custos, gerir riscos, apoiar a tomada de decisões e cumprir requisitos regulatórios ou contratuais
  • informação sobre a gestão de ativos inclui áreas como, por exemplo, a manutenção de ativos de hardware, o licenciamento de software, a proteção da propriedade intelectual e obrigações jurídicas;
  • utilização de padrões internacionais para a gestão de ativos
  • integração com gerenciamento de segurança, mudanças e configuração
  • resolução de problemas e riscos com ativos não autorizados, que incluem, entre outros: cópias não licenciadas de software, serviços em nuvem e dispositivos.

Níveis

Definido nestes níveis: 2 3 4 5 6

Gestão de ativos: Nível 1

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.

Gestão de ativos: Nível 2

Utiliza procedimentos previamente acordados para criar e manter um registro preciso de ativos. Desempenha atividades relacionadas à administração de ativos. Produz relatórios de rotina para auxiliar as atividades de gestão de ativos e a tomada de decisões.

Gestão de ativos: Nível 3

Aplica ferramentas, técnicas e processos para criar e manter um registro de ativos preciso. Produz relatórios e análises para apoiar as atividades de gestão de ativos e auxiliar na tomada de decisões.

Gestão de ativos: Nível 4

Controla ativos em uma ou mais áreas significativas, garantindo que a administração do ciclo de vida completo dos ativos seja realizada. Produz e analisa registros e históricos de ativos autorizados e verifica se todos esses ativos estão em estado e localização conhecidos.Atua para destacar e resolver possíveis situações de ativos não autorizados.

Gestão de ativos: Nível 5

Gerencia e mantém a conformidade do serviço de TI e ativos de serviço de acordo com os requisitos de negócios e regulatórios. Identifica, avalia e comunica os riscos associados. Garante que os controladores de ativos, as equipes de infraestrutura e negócios coordenem e otimizem o valor, mantenham o controle e a conformidade legal apropriada.

Gestão de ativos: Nível 6

Define a estratégia de gerenciamento de ativos em toda a organização. Comunica a política, governança, escopo e funções envolvidas no gerenciamento de ativos. Promove a conscientização e o compromisso com o papel da gestão de ativos na contínua prestação de serviços econômica e eficaz. Fornece informações e aconselhamento sobre questões complexas de gerenciamento de ativos. Inicia a avaliação de impacto resultante de decisões para obter, alterar ou manter a posse ou uso de um ativo, sistema ou serviço.

Gestão de ativos: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.