O modelo global de competências para o mundo digital

Avaliação de investimentos INVA

Avaliação da atratividade de possíveis investimentos ou projetos.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • seleção e utilização de técnicas apropriadas para comparar investimentos e retornos financeiros
  • uso de técnicas de avaliação de investimento reconhecidas para comparar investimentos e retorno, incluindo o período de payback, taxa de retorno contábil, fluxo de caixa descontado (valor presente líquido e taxa interna de retorno)
  • coleta de dados usando abordagens apropriadas top down ou bottom up
  • inclusão de outros fatores na abordagem de avaliação, tais como considerações legais, impacto ambiental ou social, benefícios operacionais e riscos
  • desenvolvimento de métodos de pontuação para permitir benefícios ou não-benefícios subjetivos e agregação dos resultados de vários métodos de avaliação para auxiliar a comparar as opções
  • documentação e apresentação dos resultados de avaliação de investimentos
  • estabelecimento da avaliação de investimentos como ferramenta de seleção de projetos/iniciativas para investigação posterior.
  • identificação de possíveis fontes de financiamento e o respectivo impacto na avaliação dos investimentos.

Níveis

Definido nestes níveis: 4 5 6

Avaliação de investimentos: Níveis 1-3

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Avaliação de investimentos: Nível 4

Desenvolve e documenta estimativas de investimento para uma ampla gama de projetos diferentes. Identifica as técnicas apropriadas das estimativas com base nas características do projeto. Coleta as informações necessárias para criar uma estimativa de investimento em parceria com partes interessadas internas e externas. Apresenta os resultados das estimativas de investimento a partes interessadas selecionadas. Refina e mantém avaliações de investimento.

Avaliação de investimentos: Nível 5

Oferece aconselhamento sobre abordagens de avaliação de investimentos e adapta padrões organizacionais ao contexto de portfólios/programas. Conduz a atividade de avaliação de investimentos para portfólios e programas simples e projetos complexos.

Avaliação de investimentos: Nível 6

Desenvolve políticas organizacionais, normas e diretrizes para avaliações de investimentos. Conduz atividades para estabelecer uma avaliação consistente entre os projetos e programas componentes dentro de um portfólio. Analisa avaliações de investimento para iniciativas de alto valor para garantir sua qualidade. Conduz a atividade de avaliação de investimentos para programas de trabalho complexos e portfólios.

Avaliação de investimentos: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.