O modelo global de competências para o mundo digital

Projeto de hardware HWDE

Especificação de um modelo de design de hardware para uma arquitetura de sistemas definida.

Notas orientativas

Exemplos de equipamentos de computação e comunicação incluem, entre outros: processadores semicondutores, arquiteturas de computação de alto desempenho (HPC), processadores de sinais digitais (DSP) e chips de processadores gráficos.

As atividades podem incluir, entre outros:

  • definição de como os componentes de hardware se conectam no sistema e se integram ao software, se necessário
  • seleção, projeto, especificação, integração e prototipação de componentes de hardware
  • adesão aos padrões da indústria, incluindo compatibilidade, segurança, confiabilidade e sustentabilidade

Estes itens geralmente estão relacionados à integração ou conexão com uma infraestrutura ou rede de TI.

Níveis

Definido nestes níveis: 3 4 5 6

Projeto de hardware: Níveis 1-2

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Projeto de hardware: Nível 3

Segue abordagens padrão e padrões de design selecionados para projetas componentes de hardware simples. Busca orientação ao desviar de padrões de design estabelecidos. Considera os requisitos finais ambientais, de desempenho, segurança, confiança e sustentabilidade. Converte designs lógicos em designs físicos. Testa o desempenho de protótipos e dos resultados da produção em relação às especificações. Envia projetos de hardware para aprovação. Documenta todo o trabalho usando as normas, métodos e ferramentas necessárias

Projeto de hardware: Nível 4

Projeta componentes de hardware, levando em consideração os requisitos de ambiente, desempenho, segurança, confiabilidade e sustentabilidade. Traduz projetos lógicos em projetos físicos e entrega protótipos técnicos de componentes propostos para aprovação e produção. Projeta os testes para medir o desempenho de protótipos e saída de produção em relação à especificação e reporta o desenvolvimento iterativo.

Projeto de hardware: Nível 5

Especifica e projeta componentes/sistemas de hardware complexos. Seleciona padrões, métodos e ferramentas de design apropriados, consistentes com as políticas corporativas pré-estabelecidas e garante que sejam aplicados de forma eficaz. Analisa impacto nas principais opções de projeto e avalia e gerencia os riscos associados. Garante que os projetos de hardware equilibrem requisitos funcionais, de qualidade, de segurança, de proteção, de gerenciamento de sistemas, de confiabilidade e de sustentabilidade. Revisa os projetos de outras equipes/profissionais para garantir a seleção de tecnologia apropriada, uso eficiente de recursos e integração eficaz de vários sistemas e tecnologias. Contribui para a política de seleção de componentes.

Projeto de hardware: Nível 6

Fornece direção geral e liderança na prática de design de hardware dentro de uma empresa. Influencia modelos baseados na indústria para o desenvolvimento de novas tecnologias e componentes. Desenvolve estratégias de compras eficazes, consistentes com as necessidades do negócio. Impulsiona a adoção e garante a adesão às políticas, estratégias e padrões organizacionais para design de hardware.

Projeto de hardware: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.