O modelo global de competências para o mundo digital

Ensino TEAC

Entrega e avaliação de conteúdos programáticos em um ambiente educacional estruturado e sistemático

Notas orientativas

O ensino foca em

  • desenvolver uma compreensão dos princípios, abordagens e práticas que sustentam um tópico específico ou área de conhecimento
  • os métodos, técnicas e práticas de ensino (pedagogia).

Essa habilidade é genérica e pode ser aplicada ao ensino de qualquer tema ou área do conhecimento. No contexto da estrutura SFIA, incluindo:

  • os tópicos e áreas de conhecimento que suportam qualquer uma das habilidades descritas na estrutura SFIA
  • a aplicação desses tópicos e áreas de conhecimento a outras disciplinas e práticas.

No contexto dos currículos de computação e TI, os tópicos abordados são tipicamente:

  • habilidades digitais comuns necessárias para se beneficiar com segurança, participar e contribuir para o mundo digital na vida cotidiana e no trabalho
  • aspectos fundamentais e mais avançados de tópicos específicos e áreas de conhecimento, incluindo tecnologias emergentes e novas aplicações para tecnologias existentes
  • ideias do pensamento computacional e a aplicação de conceitos computacionais à vida cotidiana e às práticas profissionais de trabalho.

Níveis

Definido nestes níveis: 2 3 4 5 6 7

Ensino: Nível 1

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.

Ensino: Nível 2

Contribui para a entrega de aspectos de computação e trilhas de ensino em TI, em um contexto educacional formal. Aplica boas práticas na aprendizagem de design de conteúdo, desenvolvimento e entrega. Avalia o desempenho do aluno em aspectos de uma área curricular, fornecendo suporte para melhorar a compreensão do aluno conforme necessário.

Ensino: Nível 3

Oferece a maior parte de uma trilha de ensino. Aplica boas práticas na aprendizagem de design de conteúdo, desenvolvimento e entrega. Mantém a conscientização sobre a importância da pesquisa pedagógica e de domínio. Avalia o desempenho do aluno em uma trilha de ensino. Fornece feedback e suporte para ajudar os alunos a melhorar sua compreensão.

Ensino: Nível 4

Entrega trilhas de ensino. Aplica boas práticas apoiadas por pesquisa pedagógica para a concepção, desenvolvimento e entrega de conteúdo de aprendizagem. Avalia o desempenho do aluno e analisa o desempenho do grupo. Fornece aconselhamento e auxilia os alunos a permitir a realização dos objetivos de aprendizagem.

Ensino: Nível 5

Lidera o ensino e a avaliação de uma trilha de ensino ou roteiros de aprendizagem. Implementa estratégias de aprimoramento de ensino e avaliação. Revê pesquisas e práticas pedagógicas relevantes para os tópicos das trilhas de ensino. Aplica boas práticas de ensino na concepção, desenvolvimento e entrega de conteúdos de aprendizagem. Contribui para o desenvolvimento e implementação de práticas pedagógicas especializadas necessárias à trilha de ensino. Avalia e monitora as realizações dos alunos e a eficácia das atividades em toda trilha de ensino. Fornece aconselhamento sobre o uso de pedagogia adequada e abordagens de avaliação.

Ensino: Nível 6

Orienta o ensino, avaliação e aprimoramento de uma variedade de trilhas de ensino ou roteiros de aprendizagem. Revisa e avalia criticamente pesquisas e práticas pedagógicas relevantes para as trilhas de ensino. Desenvolve e orienta a introdução de práticas de ensino avançadas ou especializadas. Orienta e apoia terceiros no desenvolvimento de boas práticas em design, desenvolvimento e entrega de conteúdo de aprendizagem. Acompanha, avalia e reporta o desempenho das atividades de ensino e avaliação no âmbito das suas áreas de responsabilidade.

Ensino: Nível 7

Autoriza estratégias de ensino, avaliação e aprimoramento para uma ampla gama de trilhas de ensino ou roteiros de aprendizagem. Dirige a definição, implementação e monitoramento do ensino para satisfazer as referências e estruturas estatutárias e profissionais relevantes. Garante recursos para cumprir os compromissos de ensino da organização. Monitora e avalia o domínio relevante e a pesquisa pedagógica para identificar e implementar melhorias na entrega das trilhas de ensino.