O modelo global de competências para o mundo digital

Níveis de responsabilidade do SFIA

Os atributos genéricos que caracterizam os sete níveis de responsabilidade do SFIA fornecem a estrutura subjacente da Estrutura SFIA. Eles garantem que as definições das habilidades profissionais sejam definidas de forma a tornar seus diferentes níveis reconhecidamente distintos e alinhados aos níveis de responsabilidade.

O poder dos níveis de responsabilidade

Além de fornecer a estrutura fundamental da Estrutura SFIA, os sete níveis de responsabilidade também oferecem uma base de mapeamento para planos de carreira, estruturas corporativas e outras estruturas. A natureza dos atributos genéricos os torna adequados como base das competências essenciais, mapeamentos e estágios dentro de um plano de carreira.

  • A organização que já possui um conjunto de competências ou valores essenciais pode usá-los em combinação com as habilidades profissionais do SFIA e se beneficiar do espaçamento que os níveis fornecidos do SFIA e do reconhecimento internacional conferido por um padrão comum internacional.

  • Uma organização, uma entidade profissional ou uma associação comercial, por exemplo, que queira mapear a sua própria estrutura estabelecida no SFIA pode utilizar os níveis de responsabilidade caracterizados pelos atributos genéricos como a base desse mapeamento.

Aplicabilidade universal

O SFIA surgiu de uma estrutura para a comunidade de TIC. Evoluiu para uma estrutura que define as habilidades e competências exigidas pelos profissionais de negócios e tecnologia que projetam, desenvolvem, implementam, gerenciam e protegem os dados e a tecnologia que alimentam o mundo digital.

O SFIA é usado em diversas funções comerciais e profissionais. Muitas funções da indústria são combinadas e exigem uma mistura de habilidades técnicas e não técnicas, e o SFIA é ideal para essa tarefa.

A aplicabilidade universal do SFIA mostra que ele pode ser prontamente aplicado e também estendido além das profissões digitais em qualquer domínio técnico ou não técnico. A base de usuários continua a encontrar novas áreas para usar o SFIA, o que é um sinal visível da utilidade, integridade e design flexível do SFIA.

O SFIA permite a integração de diferentes funções profissionais usando os níveis de responsabilidade como base, seja de uma estrutura a outra ou da estrutura de uma organização à Estrutura SFIA. Assim, fornece um modelo de referência comum internacional para integração.