O modelo global de competências para o mundo digital

Engenharia de radiofrequência RFEN

Projeto, instalação e manutenção de dispositivos e softwares baseados em radiofrequência (RF).

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • avaliação e seleção de dispositivos e software
  • integração de subsistemas de radiofrequência em sistemas maiores
  • calibração, ajuste e manutenção de dispositivos e software
  • recepção, transmissão e conversão de dados entre dispositivos analógicos e digitais, de acordo com as normas regulamentares da indústria e geográficas aplicáveis
  • desenvolvimento, integração e configuração de antenas, leitores e transmissores em formas de hardware ou software, incluindo rádio definido por software (SDR), identificação por radiofrequência (RFID), comunicação por campo de proximidade (NFC), Bluetooth e Wi-Fi.
  • adesão às normas estabelecidas de segurança e qualidade.

As aplicações dessa habilidade incluem, por exemplo:

  • redes LAN sem fio
  • sistemas de comunicação sem fio para voz, dados e imagem, sistemas de rádio celular, sistemas de posicionamento global (GPS) e redes de comunicações militares
  • sistemas de navegação e sensores.

Níveis

Definido nestes níveis: 2 3 4 5 6

Engenharia de radiofrequência: Nível 1

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.

Engenharia de radiofrequência: Nível 2

Auxilia na configuração, sintonia e verificações funcionais de dispositivos e software de radiofrequência. Resolve falhas até o nível de unidade substituível de linha (LRU) ou encaminha, de acordo com procedimentos fornecidos. Realiza verificações de confiança do usuário e encaminha falhas de acordo com os procedimentos fornecidos. Integra dispositivos de RF com aplicativos de software, usando configurações estáticas.

Engenharia de radiofrequência: Nível 3

Implanta, configura, ajusta e calibra dispositivos e software de RF, seguindo cronogramas de manutenção e usando ferramentas e equipamentos de teste apropriados. Incorpora modificações de hardware/firmware. Interpreta indicações automáticas de falha/desempenho e resolve falhas até o nível de componente discreto ou escala, de acordo com procedimentos fornecidos. Implementa protocolos de comunicação entre os elementos do sistema de acordo com padrões definidos. Integra dispositivos de RF com aplicativos de software, incorporando reconfiguração dinâmica de elementos sob controle de software para otimizar seu desempenho operacional.

Engenharia de radiofrequência: Nível 4

Investiga e resolve condições de falha em todo o sistema, usando uma ampla variedade de ferramentas e técnicas de diagnóstico. Reconfigura o equipamento para contornar interrupções temporárias. Especifica, seleciona e integra dispositivos de RF em um sistema. Define protocolos de comunicação interna para transmissão nas frequências disponíveis. Reconfigura dispositivos e softwares para otimizar o desempenho.

Engenharia de radiofrequência: Nível 5

Monitora o desempenho do sistema, recomenda modificações de equipamentos e alterações nos procedimentos operacionais, métodos e cronogramas de manutenção. Desenvolve cronogramas e procedimentos de manutenção. Aprova atualizações e modificações de equipamentos. Analisa as normas nacionais e do setor sobre os protocolos e regulamentos de radiofrequência pertinentes. Mede e avalia a eficácia de dispositivos e softwares de RF.

Engenharia de radiofrequência: Nível 6

Fornece direção e liderança gerais para o uso de dispositivos e softwares baseados em radiofrequência. Especifica os requisitos de desempenho dos equipamentos de radiofrequência e define a política de manutenção. Identifica oportunidades para explorar novas tecnologias e práticas e aperfeiçoar as existentes. Desenvolve estratégias eficazes de implementação e compras.

Engenharia de radiofrequência: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.