O modelo global de competências para o mundo digital

Liberação e implantação RELM

Aplicação de processos, sistemas e funções necessários para disponibilizar para uso serviços e recursos, novos ou alterados.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • empacotamento e implantação de alterações e atualizações de software para lançamento em um ambiente ativo
  • gerenciamento da entrega/implantação contínua, usando ferramentas de automação para conteinerização e orquestração
  • uso de ferramentas de gerenciamento de pacotes ou ferramentas de gerenciamento de ciclo de vida de aplicativos de software, versão e controle de biblioteca
  • combinação de mudanças para formar uma versão que oferece um novo serviço ou atualiza um serviço existente
  • adesão às normas estabelecidas de segurança e qualidade.
  • transferência controlada e eficaz para a gestão operacional e para a comunidade de usuários.

Níveis

Definido nestes níveis: 3 4 5 6

Liberação e implantação: Níveis 1-2

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Liberação e implantação: Nível 3

Utiliza ferramentas e técnicas aprovadas para atividades específicas de implantação. Administra o registro das atividades, registro dos resultados e documenta as atividades técnicas realizadas.

Liberação e implantação: Nível 4

Avalia e analisa os componentes de liberação para entrada no cronograma de liberação. Mantém e administra ferramentas e métodos para entrega, implantação e configuração de software. Mantém processos e procedimentos de liberação.

Liberação e implantação: Nível 5

Conduz a avaliação, análise, planejamento e design de pacotes de lançamento, incluindo a avaliação de risco. Faz a articulação com equipes de negócios e de tecnologia sobre a programação dos lançamentos e a comunicação do progresso. Realiza revisões pós-lançamento. Garante que os processos e procedimentos de lançamento sejam aplicados e que os lançamentos possam ser revertidos, conforme necessário. Identifica, avalia e gerencia a adoção de técnicas, processos e ferramentas de automação de lançamentos e implantação apropriados.

Liberação e implantação: Nível 6

Define a política de liberação para a organização no contexto de desenvolvimento e produção/operações. Implementa processos, ferramentas e recursos para garantir que a transição de serviços, componentes de serviço e pacotes sejam planejados e compatíveis. Garante que o gerenciamento de teste, validação e configuração seja feito em parceria em todas as atividades de lançamento e implantação. Fornece autorização para atividade de liberação crítica e pontos de escalação.

Liberação e implantação: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.