O modelo global de competências para o mundo digital

Gestão da qualidade QUMG

Definição e operação de uma estrutura de gestão de processos e práticas de trabalho para atingir os objetivos de qualidade da organização.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • estabelecimento de um sistema de gestão da qualidade e uma cultura de qualidade
  • aplicação de técnicas para monitorar e melhorar a qualidade de qualquer aspecto de uma função, processo, produto, serviço ou dado
  • orientações sobre a aplicação de técnicas apropriadas de gestão da qualidade
  • estabelecimento e manutenção da conformidade com os padrões nacionais e internacionais e com as políticas internas.

Padrões internos ou externos normalmente estão relacionados a áreas tais como, entre outros: qualidade, serviço, sustentabilidade e segurança.

Níveis

Definido nestes níveis: 3 4 5 6 7

Gestão da qualidade: Níveis 1-2

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Gestão da qualidade: Nível 3

Utiliza métodos adequados e uma abordagem sistemática no desenvolvimento, manutenção, controle e distribuição de normas de qualidade e ambientais. Executa alterações técnicas e controla as atualizações e a distribuição de padrões de qualidade. Distribui padrões novos e revisados.

Gestão da qualidade: Nível 4

Auxilia no desenvolvimento de novas ou melhores práticas e processos ou padrões organizacionais. Auxilia projetos, funções ou equipes no planejamento da gestão da qualidade para sua área de responsabilidade. Facilita melhorias localizadas no sistema de qualidade ou serviços.

Gestão da qualidade: Nível 5

Garante que projetos, equipes e funções tenham práticas apropriadas e estejam atendendo aos níveis de qualidade organizacionais exigidos. Aconselha sobre a aplicação de técnicas e padrões de gestão da qualidade apropriados. Determina as áreas em que os processos existentes devem mudar a partir da análise dos resultados da auditoria. Facilita melhorias nos processos mudando abordagens e práticas de trabalho, normalmente usando modelos reconhecidos. Assume a responsabilidade de controlar a atualização e distribuição dos padrões organizacionais.

Gestão da qualidade: Nível 6

Alcança e mantém a conformidade com os padrões nacionais e internacionais, conforme estabelecido. Prioriza áreas para melhoria da qualidade considerando a estratégia, objetivos de negócios mais amplos e resultados de auditorias internas e externas. Inicia a aplicação de técnicas de gestão de qualidade apropriadas nestas áreas. Inicia melhorias nos processos alterando abordagens e práticas de trabalho, normalmente usando modelos reconhecidos. Identifica e planeja ações corretivas sistemáticas para reduzir erros e melhorar a qualidade dos sistemas e serviços.

Gestão da qualidade: Nível 7

Determina a estratégia de qualidade e garante o compromisso da liderança executiva com ela. Desenvolve políticas para aprovação e adoção pela gestão organizacional. Garante que a tecnologia, os procedimentos e os recursos adequados estejam em vigor para apoiar o sistema de qualidade. Planeja e monitora o desempenho do sistema de gestão da qualidade e o cronograma de auditoria interna da qualidade. Determina até que ponto as políticas de qualidade e os sistemas de qualidade atendem às necessidades organizacionais e os revisa conforme necessário.