O modelo global de competências para o mundo digital

Consultoria CNSL

Fornecimento de aconselhamento e recomendações, com base em conhecimento e experiência, para atender às necessidades do cliente.

Notas orientativas

A consultoria pode lidar com uma área especializada ou pode ser ampla e abordar questões estratégicas de negócios. Também pode incluir suporte para a implementação de quaisquer soluções acordadas.

As atividades podem incluir, por exemplo:

  • guia e gestão de uma prática de consultoria
  • guia e gestão de equipes de consultoria e/ou atribuições de consultoria
  • entrega de atribuições de consultoria.

A habilidade de Consultoria definida no SFIA se aplica à entrega de consultoria como parte de acordos formais ou informais de consultoria. 

O SFIA descreve o fornecimento geral de conselhos, orientações ou resolução de problema a respeito das responsabilidades de um indivíduo por meio:

  • das responsabilidades descritas pelos atributos genéricos do SFIA
  • das descrições de habilidades profissionais que fazem referência ao aconselhamento e orientações.

Níveis

Definido nestes níveis: 4 5 6 7

Consultoria: Níveis 1-3

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Consultoria: Nível 4

Assume a responsabilidade pelo amplo engajamento em atividades de consultoria. Colabora com clientes como parte de compromissos formais ou informais de consultoria. Compreende os requisitos do cliente coletando dados e fornecendo análises. Trabalha de forma colaborativa para desenvolver e implementar soluções. Procura atender às necessidades do cliente, dentro do escopo de responsabilidade definido. Garante que as soluções propostas sejam devidamente compreendidas e adequadamente exploradas.

Consultoria: Nível 5

Assume a responsabilidade por compreender os requisitos do cliente, coleta de dados, entrega de análises e resolução de problemas. Identifica, avalia e recomenda opções. Colabora e facilita grupos de partes interessadas, como parte de acordos formais ou informais de consultoria. Procura atender totalmente às necessidades do cliente e implementa soluções, se necessário. Melhora as capacidades e a eficácia dos clientes, garantindo que as soluções propostas sejam totalmente compreendidas e adequadamente exploradas.

Consultoria: Nível 6

Gere a prestação de serviços de consultoria e/ou uma equipe de consultores. Em suas próprias áreas de expertise, presta assessoria e orientação aos consultores e/ou ao cliente ao prestar serviços de consultoria. Participa e mantém relacionamentos com os clientes. Estabelece acordos/contratos de consultoria e gerencia sua conclusão e o encerramento.

Consultoria: Nível 7

Dirige a estratégia e as operações para práticas significativas de consultoria. Supervisiona o desenvolvimento de práticas, propostas, vendas, gerenciamento de contas e a prestação de serviços de consultoria em uma ampla gama de tópicos.