O modelo global de competências para o mundo digital

Complexidade

Todos os níveis de 1 a 7

Nível 1 - Segue

Desempenha atividades rotineiras em um ambiente estruturado. Requer assistência na resolução de problemas inesperados. Participa da geração de novas ideias.

Nível 2 - Auxilia

Desempenha uma série de atividades de trabalho em ambientes variados. Pode contribuir para a resolução de problemas de rotina. Pode aplicar o pensamento criativo ou sugerir novas formas de abordar uma tarefa.

Nível 3 - Aplica

Desempenha uma série de trabalhos, por vezes complexos e não rotineiros, em diversos ambientes. Aplica uma abordagem metódica à definição e resolução de problemas de rotina e moderadamente complexos. Aplica e contribui para o pensamento criativo ou encontra novas formas de concluir tarefas.

Nível 4 - Possibilita

O trabalho inclui uma ampla gama de atividades técnicas ou profissionais complexas em uma variedade de contextos. Investiga, define e resolve problemas complexos. Aplica, facilita e desenvolve conceitos de pensamento criativo ou encontra maneiras inovadoras de abordar uma entrega.

Nível 5 - Garante, aconselha

Implementa e executa políticas alinhadas aos planos estratégicos. Desempenha uma extensa gama e variedade de atividades de trabalho técnicas e/ou profissionais complexas. Empreende um trabalho que requer a aplicação de princípios fundamentais em uma ampla e, muitas vezes, imprevisível gama de contextos. Participa e coordena junto com especialistas no assunto para resolver questões complexas relacionadas aos requisitos do cliente/organizacional. Compreende as relações entre a própria especialidade e os requisitos do cliente/organizacional.

Nível 6 - Inicia, Influencia

Contribui para o desenvolvimento e implementação de políticas e estratégias. Desempenha atividades laborais de alta complexidade abrangendo aspectos técnicos, financeiros e de qualidade. Possui profundo conhecimento em sua(s) própria(s) especialidade(s) e uma compreensão de seu impacto nos negócios mais amplos e no cliente/organização mais amplo.

Nível 7 - Define estratégia, inspira, mobiliza

Aplica o mais alto nível de liderança para a formulação e implementação da estratégia. Desempenha ampla liderança estratégica na entrega de valor de negócios por meio de visão, governança e gestão executiva. Tem um profundo conhecimento da indústria e das implicações das tecnologias emergentes para o ambiente de negócios mais amplo.