O modelo global de competências para o mundo digital

Gestão de armazenamento de dados STMG

Planejamento, implementação e otimização das tecnologias e processos utilizados para armazenamento de dados.

Notas orientativas

O gerenciamento de armazenamento inclui armazenamento local ou externo, como armazenamento de acesso direto (DAS), armazenamento de acesso à rede (NAS), redes de área de armazenamento (SAN) e armazenamento baseado em nuvem. 

As tecnologias e processos de gerenciamento de armazenamento incluem, mas não se limitam à virtualização, replicação, espelhamento, segurança, compactação, análise de tráfego, automação de processos, provisionamento de armazenamento e técnicas relacionadas.

As atividades podem incluir, entre outros:

  • backup, arquivamento e recuperação de dados
  • garantia da conformidade com os requisitos regulamentares e de segurança
  • abordagem a metas de negócios com base no valor da informação, classificação de dados, pontos de recuperação e objetivos de tempo de recuperação.

Níveis

Definido nestes níveis: 3 4 5 6

Gestão de armazenamento de dados: Níveis 1-2

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Gestão de armazenamento de dados: Nível 3

Executa backups e restaurações regulares de alto desempenho e escalonáveis segundo uma programação e rastreia o armazenamento externo. Implementa as configurações documentadas para alocação de armazenamento, instalação e manutenção de sistemas de armazenamento seguro, usando procedimentos operacionais pré-estabelecidos. Identifica problemas operacionais e contribui para a sua resolução. Utiliza ferramentas padrão de gerenciamento e criação de relatórios para coletar e relatar a utilização, o desempenho e as estatísticas de backup do armazenamento.

Gestão de armazenamento de dados: Nível 4

Prepara e mantém procedimentos operacionais para gerenciamento de armazenamento. Monitora capacidade, desempenho, disponibilidade e outras métricas operacionais. Toma as medidas adequadas para garantir a manutenção corretiva e proativa dos sistemas de armazenamento e backup para proteger as informações de negócio. Elabora relatórios e propostas de melhoria. Contribui para o planejamento e implantação de novas instalações e manutenções programadas e alterações de sistemas existentes.

Gestão de armazenamento de dados: Nível 5

Desenvolve normas e diretrizes para implementar proteção de dados e funcionalidade de recuperação de desastres para todos os aplicativos e dados de negócio. Fornece aconselhamento especializado e orientação para implementar e melhorar o gerenciamento de armazenamento. Gerencia os sistemas de armazenamento e backup para fornecer os níveis de serviço acordados. Cria, melhora e dá suporte a serviços de gerenciamento de armazenamento com utilização otimizada dos recursos de armazenamento, garantindo a segurança, disponibilidade e integridade dos dados.

Gestão de armazenamento de dados: Nível 6

Desenvolve estratégias de gerenciamento de armazenamento e de dados com base no nível de criticidade das informações. Garante a conformidade com os requisitos de conformidade e de segurança. Alinha investimentos no gerenciamento de armazenamento com as metas de negócios e políticas de gerenciamento de dados.

Gestão de armazenamento de dados: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.