O modelo global de competências para o mundo digital

Como funciona o SFIA

A base do SFIA inclui as descrições das habilidades profissionais e atributos genéricos, cada um usando a mesma estrutura de 7 níveis. Esses níveis formam o recurso mais valioso do SFIA. Os atributos genéricos descrevem tanto os fatores comportamentais quanto o componente de conhecimento da competência. Esta seção descreve como tudo se encaixa para formar uma abordagem simples, porém poderosa e comprovada.

7 níveis de responsabilidade

Os sete níveis fornecem a espinha dorsal do SFIA. As habilidades e competências são descritas nos níveis em que se encontram para serem praticadas no mundo corporativo. Os atributos genéricos que contêm fatores comportamentais e declarações de conhecimento são descritos em cada um dos sete níveis. Eles se combinam para oferecer uma linguagem comum para descrever os níveis de responsabilidade em todas as funções de todas as disciplinas profissionais representadas no SFIA. 

As duas áreas distintas, comportamentos e habilidades, podem ser aplicadas e avaliadas separadamente. Elas também podem ser combinadas para mostrar que o exercício bem-sucedido de uma habilidade ou competência em um determinado nível depende de ter e aplicar os atributos comportamentais, de conhecimento e genéricos com o mesmo nível ou muito semelhante. Por exemplo, se um indivíduo tiver que usar uma habilidade ou competência de nível 6 e seu nível de influência ou autonomia estiver apenas no nível 3, ele não conseguirá executar de forma efetiva.

O SFIA consiste em sete níveis de responsabilidade, sendo o Nível 1, o mais baixo e o Nível 7, o mais alto. 

Os níveis foram feitos com precisão para serem progressivos, distintos e consistentemente descritos. Os níveis são descritos usando comportamentos, valores, conhecimentos e características que um indivíduo deve ter para ser identificado como um operador desse nível.

Cada um dos sete níveis também é identificado com uma frase orientadora que resume o nível de responsabilidade.

Os atributos genéricos servem de base para os níveis de responsabilidade

Os níveis de responsabilidade são caracterizados por atributos genéricos que descrevem fatores comportamentais como colaboração, comunicação, criatividade, tomada de decisão, desempenho de execução, influência, liderança, aprendizagem e desenvolvimento profissional, planejamento, resolução de problemas e segurança, privacidade e ética. Os atributos genéricos são:

  • Autonomia
  • Influência
  • Complexidade
  • Habilidades de negócios
  • Conhecimento

As definições dos sete níveis descrevem os comportamentos, valores, conhecimentos e características que um indivíduo deve ter para ser considerado competente em um certo nível.

O detalhamento de cada nível de responsabilidade pode ser encontrado na níveis de responsabilidade seção. O nível 1 do SFIA é mostrado aqui como um exemplo.

SFIA level 1 generic attributes

Habilidades profissionais

O SFIA fornece uma descrição detalhada para mais de 120 habilidades profissionais. Cada habilidade profissional mostra uma descrição da habilidade, notas de orientação e uma descrição da habilidade em cada nível relevante de responsabilidade.

  • A consistência dos níveis de responsabilidade é transportada para as habilidades profissionais.
  • A descrição de uma habilidade em um nível é mostrada para que seja consistente com o nível de responsabilidade desse nível.

Essa abordagem garante a consistência dos níveis em toda a estrutura, tornando-o sólido e robusto. Ela também integra comportamentos/fatores comportamentais e habilidades profissionais em um determinado nível para descrever a responsabilidade geral, a responsabilidade e o impacto.

Habilidades profissionais e atributos genéricos trabalham juntos

Os níveis de responsabilidade, e especificamente seus atributos genéricos, são usados em conjunto com as habilidades profissionais para descrever a competência geral.

Cada descrição de habilidade compreende uma definição geral da habilidade, algumas notas de orientação e uma descrição da habilidade em cada um dos sete níveis nos quais a habilidade pode ser exercida. Essas descrições mostram uma definição detalhada do que significa praticar a habilidade em cada nível de responsabilidade.

SFIA skill example DGFS