O modelo global de competências para o mundo digital

Engenharia de dados DENG

Projeto, construção, operacionalização, proteção e monitoramento de pipelines e estruturas de armazenamentos de dados.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • identificação de fontes de dados, conceitos e métodos de processamento de dados
  • avaliação, projeto e implementação de soluções de engenharia de dados no local, baseadas em nuvem e híbridas
  • estruturação e armazenamento de dados para usos tais como, entre outros: análise, machine learning, mineração de dados e compartilhamento com aplicativos e organizações
  • coleta de dados estruturados e não estruturados;
  • integração, consolidação e limpeza de dados
  • migração e conversão de dados
  • aplicação de princípios éticos no tratamento de dados
  • garantia que os dados sejam armazenados adequadamente de acordo com a legislação pertinente
  • criação em segurança, conformidade, escalabilidade, eficiência, confiabilidade, fidelidade, flexibilidade e portabilidade.

Níveis

Definido nestes níveis: 2 3 4 5 6

Engenharia de dados: Nível 1

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.

Engenharia de dados: Nível 2

Auxilia no desenvolvimento e implementação de pipelines de dados e armazenamentos de dados. Executa tarefas administrativas para fornecer acessibilidade, recuperabilidade, segurança e proteção de dados.

Engenharia de dados: Nível 3

Projeta e implementa pipelines de dados e armazenamentos de dados para adquirir e preparar dados. Aplica padrões e ferramentas de engenharia de dados para criar e manter pipelines e extrair dados de transformação e carregamento. Realiza verificações de qualidade de dados de rotina e a possível correção dos mesmos.

Engenharia de dados: Nível 4

Projeta, implementa e mantém soluções complexas de engenharia de dados para adquirir e preparar dados. Cria e mantém pipelines para conectar dados dentro e entre armazenamentos de dados, aplicativos e organizações. Realiza verificação e correção de qualidade de dados complexos.

Engenharia de dados: Nível 5

Planeja e impulsiona o desenvolvimento de soluções de engenharia de dados, garantindo que as soluções equilibrem requisitos funcionais e não funcionais. Monitora a aplicação das normas e arquiteturas de dados, incluindo segurança e conformidade. Contribui para políticas, normas e diretrizes organizacionais para engenharia de dados.

Engenharia de dados: Nível 6

Orienta a seleção e o desenvolvimento de métodos, ferramentas e técnicas de engenharia de dados. Desenvolve políticas organizacionais, normas e diretrizes para o desenvolvimento e operação segura de serviços e produtos de dados. Garante a adesão às estratégias e arquiteturas técnicas. Planeja e conduz atividades de engenharia de dados para programas estratégicos, grandes e complexos.

Engenharia de dados: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.