O modelo global de competências para o mundo digital

Auditoria AUDT

Fornecimento de avaliações independentes e baseadas nos riscos relacionados à eficácia dos processos, dos controles e do ambiente de conformidade de uma organização.

Notas orientativas

A atividade de auditoria é conduzida com a devida independência da administração da organização e pode ser conduzida para a própria empresa ou para uma organização cliente.

A auditoria inclui a análise estruturada dos riscos para atingir os objetivos do negócio. 

Níveis

Definido nestes níveis: 3 4 5 6 7

Auditoria: Níveis 1-2

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Auditoria: Nível 3

Adota uma abordagem estruturada para executar e documentar as atividades de campo de auditoria, seguindo padrões acordados. Mantém a integridade dos registros para dar suporte e atender as trilhas de auditoria. Identifica indicadores de risco típicos e explica medidas de prevenção.

Auditoria: Nível 4

Contribui para o planejamento e execução de auditoria baseada nos riscos dos processos, produtos, sistemas e serviços existentes e planejados. Identifica e documenta riscos em detalhes. Identifica a causa raiz dos problemas durante uma auditoria e os comunica efetivamente como insights de risco. Reúne evidências sobre a interpretação e implementação de medidas de controle. Prepara e comunica relatórios às partes interessadas, fornecendo uma base real para os resultados.

Auditoria: Nível 5

Planeja, organiza e conduz auditorias de áreas de domínios complexas, áreas multifuncionais e em toda a cadeia de suprimentos. Confirma o escopo e os objetivos das atividades específicas de auditoria com a administração. Alinha-se com o escopo do programa de auditoria e as políticas organizacionais. Determina os métodos apropriados de investigação para atingir os objetivos da auditoria. Apresenta os resultados da auditoria à administração, descrevendo a eficácia e eficiência dos mecanismos de controle. Fornece aconselhamento geral e específico sobre auditoria. Colabora com profissionais de especialidades relacionadas para desenvolver e integrar resultados.

Auditoria: Nível 6

Lidera e gerencia auditorias complexas e programas de atividades de auditoria. Obtém e gerencia o conhecimento especializado apropriado para contribuir com conhecimentos técnicos e experiência altamente especializados. Desenvolve políticas organizacionais, normas e diretrizes para a condução de auditorias. Garante a objetividade e imparcialidade dos processos de auditoria. Identifica áreas de risco e especifica programas de auditoria. Garante que a amplitude da auditoria seja suficiente para fornecer ao negócio a garantia de adequação e integridade. Autoriza a emissão de relatórios formais à administração sobre a eficácia e eficiência dos mecanismos de controle.

Auditoria: Nível 7

Leva a definição, implementação e comunicação da função de auditoria da organização. Define a estratégia de auditoria, planeja os ciclos de auditoria e garante a cobertura de auditoria adequada em toda a organização. Garante que a função de auditoria agregar valor à organização. Estabelece a ligação com as partes interessadas internas e externas para garantir que a cobertura da auditoria seja relevante e compreendida. Direciona o uso da análise de risco para identificar áreas para análise aprofundada. Garante que os recursos organizacionais apropriados estejam disponíveis para atender os requisitos organizacionais das auditorias. Emite relatórios ao nível mais alto sobre os resultados, a relevância e as recomendações de melhoria da atividade de auditoria.