O modelo global de competências para o mundo digital

Integração e construção de sistemas SINT

Planejamento, implementação e controle de atividades para sintetizar componentes do sistema e para criar sistemas, produtos ou serviços.

Notas orientativas

O escopo da integração inclui elementos do sistema, subsistemas e interfaces, incluindo computação, armazenamento, rede e serviços em nuvem.

A integração de sistemas é usada para criar sistemas para fins de teste, bem como para uso operacional por clientes e usuários.

As atividades podem incluir, entre outros:

  • desenvolvimento de capacidades organizacionais, processos e procedimentos para automação e integração contínua de construção, empacotamento, teste, segurança e implantação
  • construção e operação de um recurso de integração contínua (IC) quando necessário, empregando controle de versão do código-fonte e artefatos relacionados
  • garantia que os requisitos de segurança e privacidade sejam uma parte essencial da integração e construção de sistemas
  • teste, validação e aprovação da integração para atender aos requisitos, arquiteturas e design
  • monitoramento e controle das atividades de integração, registro e relatório dos resultados da integração
  • manutenção das partes interessadas informadas e fornecimento de feedback sobre os processos de gerenciamento de risco
  • desenvolvimento e teste dos planos de recuperação de desastres e aplicação de processos de gerenciamento de incidentes para as principais integrações de sistemas.

Níveis

Definido nestes níveis: 2 3 4 5 6

Integração e construção de sistemas: Nível 1

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.

Integração e construção de sistemas: Nível 2

Produz compilações de software a partir dos códigos-fonte dos mesmos. Conduz testes, conforme previamente definido, em uma especificação de testes de integração e registra os detalhes de quaisquer falhas. Produz análises e relatórios sobre atividades e resultados de testes de integração. Identifica e reporta problemas e riscos.

Integração e construção de sistemas: Nível 3

Define os módulos de software necessários para uma compilação de integração e produz uma definição de compilação para cada geração do software. Aceita módulos de software completos, garantindo que eles atendam aos critérios definidos. Produz compilações de software a partir do código-fonte do software, para carregamento no hardware de destino. Configura o ambiente de hardware e software, conforme exigido pelo sistema que está sendo integrado. Produz especificações de testes de integração, realiza testes, registra e reporta os resultados. Diagnostica falhas, registra e reporta os resultados dos testes. Produz relatórios de integração do sistema.

Integração e construção de sistemas: Nível 4

Fornece conhecimentos técnicos para a configuração de componentes do sistema e equipamentos para testes de sistemas. Colabora com equipes técnicas para desenvolver e entrar em acordo sobre planos de integração de sistemas e reportar o seu progresso. Define compilações de integração complexas/novas. Garante que os ambientes de teste de integração estejam configurados corretamente. Projeta, executa e reporta os resultados dos testes do build de integração. Identifica e documenta os componentes de integração do sistema para registro no sistema de gerenciamento de configuração. Recomenda e implementa melhorias nos processos e ferramentas.

Integração e construção de sistemas: Nível 5

Planeja e conduz atividades para desenvolver recursos organizacionais para integração e construção de sistemas, incluindo automação e integração contínua. Identifica, avalia e gerencia a adoção de ferramentas, técnicas e processos para criar uma estrutura de integração robusta. Oferece aconselhamento e orientação confiáveis sobre qualquer aspecto da integração de sistemas. Orienta o trabalho de integração, de acordo com o sistema e design de serviço acordados. Avalia riscos e toma medidas preventivas. Mede e monitora as aplicações de normas. Contribui para o desenvolvimento de políticas organizacionais, normas e diretrizes para integração de sistemas.

Integração e construção de sistemas: Nível 6

Orienta o desenvolvimento da integração e construção de sistemas organizacionais, incluindo automação e integração contínua. Desenvolve políticas organizacionais, normas e diretrizes para integração e construção de sistemas. Fornece recursos para garantir que a integração e a criação de sistemas possam operar de forma eficaz, garantindo a adoção e adesão às políticas e padrões.

Integração e construção de sistemas: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.