O modelo global de competências para o mundo digital

Habilidades profissionais do SFIA

O SFIA define as habilidades e competências exigidas dos profissionais que projetam, desenvolvem, implementam, gerenciam e protegem os dados e a tecnologia que impulsiona o mundo digital.

As habilidades profissionais do SFIA são definidas para estarem de acordo com os níveis de definição de responsabilidade. A Estrutura SFIA possui muitas habilidades para incluir as diversas atividades de que os profissionais necessitam.

Navegando pelas habilidades do SFIA

O SFIA continua agrupando as habilidades em categorias e subcategorias. Elas não possuem definições em si, sendo apenas um auxílio de navegação. O código de cores também é usado para identificar as categorias.

  • Essas categorias e subcategorias não equivalem a cargos, funções, equipes organizacionais ou áreas de responsabilidade pessoal.
  • É prática comum para uma descrição de cargo específica, por exemplo, incluir habilidades retiradas de várias categorias e subcategorias.
  • O agrupamento pretende ajudar as pessoas que estejam incluindo habilidades do SFIA em perfis de funções ou descrições de cargos, ou que estejam criando a estrutura de competências de uma organização.

Muitos usuários consideram essas categorias úteis, mas o SFIA é um recurso flexível e as Habilidades do SFIA podem ser facilmente agrupadas e filtradas em visões alternativas para dar suporte a disciplinas específicas do setor, além de ambientes e estruturas específicos.

Visualizações focadas no SFIA

As visualizações do SFIA apresentam uma lista de início rápido das habilidades do SFIA que são mais relevantes para uma seleção de disciplinas profissionais, tópicos do setor e estruturas complementares.

Além da visualização completa da Estrutura SFIA, em que as habilidades do SFIA são organizadas pelas categorias e subcategorias comuns, estão disponíveis várias outras visualizações. Essas visualizações organizam as habilidades de forma mais apropriada para ambientes específicos e disponibilizam informações adicionais para o uso do SFIA nesses ambientes. As visualizações do SFIA atualmente disponíveis incluem:

  • Segurança da Informação e cibernética
  • Big data e ciência de dados
  • DevOps
  • Agile
  • Engenharia de software
  • TI corporativa

Essas visualizações são atualizadas pelos usuários do SFIA que operam nessas áreas, e outras visualizações estão em desenvolvimento, criadas por usuários do setor e adicionadas ao site do SFIA, se disponíveis.

Estrutura das competências

Mesmo com 120 habilidades, a Estrutura SFIA é uma estrutura simples de usar. Essa simplicidade é obtida pelo uso consistente de uma estrutura rigorosa. Depois que você conhece a estrutura, é possível navegar por todas as habilidades com facilidade.

Cada habilidade do SFIA é apresentada de forma consistente, com uma breve descrição da habilidade, complementada com notas de orientação para ilustrar a aplicação da habilidade. Elas são seguidas de descrições mais detalhadas para praticar a habilidade em cada nível relevante de responsabilidade.

Estrutura das habilidades profissionais do SFIA

As habilidades são criadas com as seguintes informações de referência:

Nome da habilidade:

 

o nome usado para fins de referência

Código da habilidade:

 

um código exclusivo usado como uma referência breve da habilidade

Descrição da habilidade:

 

uma breve definição da habilidade, sem qualquer referência aos níveis em que ela pode ser praticada

Notas de orientação:

Descrição mais ampla e exemplos para esclarecer a aplicação da habilidade, junto com o contexto para interpretar as descrições dos níveis. Os exemplos são descritivos, não prescritivos.

Descrição do nível:

 

Definições da habilidade para cada um dos níveis em que é praticada. A redação facilita a sua utilização como competências profissionais.

Exemplo de uma estrutura de habilidades - ilustrado pela Perícia digital

Nome da habilidade:

 

Forense digital

Código da habilidade:

 

DGFS

Descrição da habilidade:

 

Recuperação e investigação de material encontrado em dispositivos digitais.

Notas de orientação:

As atividades podem incluir, por exemplo:

 - coleta, processamento, preservação e análise do material

 - apresentação de provas forenses, com base na totalidade dos achados

O escopo da forense digital inclui provas em computadores e qualquer dispositivo capaz de armazenar dados digitais. As provas podem ser usadas para dar suporte à mitigação de vulnerabilidades de segurança, investigações criminais, de fraude, de contra-espionagem ou de aplicação da lei.

Descrição do nível:

 

Nível 6: Planeja e lidera a abordagem da organização para a perícia digital. Define políticas, padrões e diretrizes sobre como a organização conduz investigações forenses digitais. Lidera e gerencia investigações forenses digitais de alto risco, grandes ou abrangentes, incluindo especialistas adicionais, se necessário. Autoriza a divulgação de laudos forenses formais.

Nível 5: Conduz investigações para coletar, analisar e apresentar corretamente os achados, incluindo provas digitais, tanto para o público corporativo quanto jurídico. Agrupa conclusões e recomendações e apresenta os resultados forenses às partes interessadas. Planeja e gerencia atividades forenses digitais dentro da organização. Oferece consultoria especializada em perícia digital. Contribui para o desenvolvimento de políticas, padrões e diretrizes forenses digitais. Avalia e seleciona ferramentas e técnicas forenses digitais.

Nível 4: Projeta e executa investigações forenses digitais complexas em dispositivos. Especifica os requisitos de recursos e ferramentas para executar investigações. Processa e analisa evidências de acordo com políticas, os padrões e diretrizes e apoia a produção de achados e relatórios forenses.

Nível 3: Sustenta investigações forenses digitais aplicando ferramentas e técnicas padrão para investigar dispositivos. Recupera dados danificados, excluídos ou ocultos dos dispositivos. Mantém a integridade dos registros e coleta informações e provas de forma legalmente admissível.