O modelo global de competências para o mundo digital

Testes de aceitação BPTS

Validação de sistemas, produtos, processos comerciais ou serviços para determinar se os critérios de aceitação foram atendidos.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, por exemplo:

  • definição e aplicação de normas para o teste da aceitação
  • planejamento, identificação, desenho, gerenciamento, execução e relatórios dos resultados de testes de aceitação
  • alinhamento da organização e incentivo à colaboração eficaz e eficiente com uma variedade de pessoas e funções envolvidas
  • solicitação e aceitação formal de sistemas, produtos ou serviços
  • criação de critérios de aceitação mensuráveis ​​relacionados a requisitos, recursos, histórias de usuários
  • elaboração de casos/cenários de teste de aceitação a partir de critérios de aceitação
  • viabilização de testes exploratórios pelas partes interessadas para descobrir comportamentos inesperados
  • implementação de teste de modelo para simular as práticas de trabalho do mundo real e uso do sistema.

A abordagem de teste de aceitação será baseada no contexto do trabalho e pode ser selecionada a partir de abordagens preditivas (orientadas a planos) ou adaptativas (iterativas/ágeis).

Níveis

Definido nestes níveis: 2 3 4 5 6

Testes de aceitação: Nível 1

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.

Testes de aceitação: Nível 2

Auxilia no planejamento, preparação e execução de testes de aceitação para sistemas, produtos, processos comerciais ou serviços. Auxilia na coleta de feedback de testes de aceitação.

Testes de aceitação: Nível 3

Segue padrões e técnicas acordados para criar e executar casos e cenários de teste baseados em critérios de aceitação predefinidos. Analisa e relata atividades de teste, resultados, problemas e riscos.

Testes de aceitação: Nível 4

Desenvolve critérios de aceitação relacionados a requisitos funcionais e não funcionais, processos comerciais, recursos, histórias de usuários e regras de negócios. Cria, especifica e executa casos e cenários de teste para testar se os sistemas, produtos e serviços atendem os critérios de aceitação e oferecem os benefícios de negócios planejados. Colabora com os colegas de projeto e as partes interessadas envolvidas na análise, desenvolvimento e uso operacional de produtos, sistemas ou serviços para a exatidão e uma cobertura de teste abrangente. Analisa e relata atividades de teste, resultados, problemas e riscos, incluindo o trabalho de outras pessoas.

Testes de aceitação: Nível 5

Planeja e gerencia atividades de teste de aceitação. Especifica o ambiente de teste de aceitação de sistemas, produtos, processos de negócios e serviços. Gerencia a criação de casos e cenários para teste de aceitação. Garante que os testes definidos reflitam condições operacionais realistas e o nível de cobertura exigido. Certifica-se de que os testes e resultados sejam documentados, analisados e relatados às partes interessadas e que as ações necessárias sejam tomadas. Destaca problemas e riscos identificados durante o teste para as partes interessadas. Fornece conselhos e orientações ​​sobre o planejamento e a execução de testes de aceitação.

Testes de aceitação: Nível 6

Orienta a implementação e oferta da abordagem da organização quanto ao teste de aceitação. Envolve-se com as partes interessadas seniores para garantir o compromisso da organização e os recursos necessários para o teste eficaz da aceitação. Informa os riscos ou problemas significativos relacionados ao teste de aceitação, recomendando as ações necessárias. Desenvolve políticas, normas e diretrizes organizacionais para o teste de aceitação. Desenvolve capacidades e métodos de teste da aceitação para a organização.

Testes de aceitação: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.