O modelo global de competências para o mundo digital

Projeto de software SWDN

Especificação e projeto de software para atender aos requisitos definidos, seguindo padrões e princípios de projeto acordados.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • projeto de software, componentes, interfaces e características relacionadas (incluindo segurança)
  • uso de conceitos e padrões de projeto para desenvolver o projeto de software e fornecer a base para a construção e verificação de software
  • avaliação de soluções alternativas e trade-offs para facilitar as decisões de projeto
  • consideração de requisitos funcionais e não funcionais como ambiente de destino, desempenho, requisitos de segurança e sistemas existentes
  • desenvolvimento protótipos/simulações para permitir a tomada de decisões
  • adoção e adaptação de modelos, ferramentas e técnicas de projeto de software, com base no contexto do trabalho.

Dependendo dos requisitos e das características atribuídas ao projeto ou trabalho, as técnicas de projeto de software podem ser abordagens preditivas (orientadas a planos) ou adaptativas (iterativas/ágeis).

Níveis

Definido nestes níveis: 2 3 4 5 6

Projeto de software: Nível 1

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.

Projeto de software: Nível 2

Cria e documenta projetos detalhados para aplicativos ou componentes de software simples. Aplica técnicas de modelagem, padrões e ferramentas conforme acordado. Contribui para o projeto de componentes de sistemas de software maiores. Efetua revisões do próprio trabalho.

Projeto de software: Nível 3

Realiza o projeto completo de aplicativos ou componentes de software moderadamente complexos. Aplica padrões, diretrizes e ferramentas conforme acordado. Auxilia como parte de uma equipe no projeto de componentes de sistemas de software maiores. Especifica interfaces de usuário e/ou de sistema. Cria várias visualizações de projeto para atender às questões de diferentes partes interessadas e para lidar com requisitos funcionais e não funcionais. Auxilia na avaliação de opções e trade-offs. Colabora nas revisões do trabalho com outros profissionais/equipes, conforme apropriado.

Projeto de software: Nível 4

Projeta aplicativos de software complexos, componentes e módulos. Utiliza técnicas de modelagem apropriadas seguindo normas, diretrizes e metodologias de projeto de software conforme acordado. Cria e comunica várias visualizações de projeto para equilibrar as questões das partes interessadas e para satisfazer os requisitos funcionais e não funcionais. Identifica, avalia e recomenda opções alternativas de projeto e trade-offs. Modela, simula ou prototipa o comportamento do software proposto para possibilitar a aprovação pelas partes interessadas e a construção efetiva do software. Verifica o projeto de software, construindo e aplicando métodos apropriados. Revisa, verifica e melhora os próprios projetos em relação às especificações. Orienta as revisões de projetos de outras pessoas.

Projeto de software: Nível 5

Adota e adapta métodos, ferramentas e técnicas de projeto de software. Especifica e projeta aplicativos de software, componentes e módulos grandes ou complexos. Realiza análises de impacto nas principais opções de projeto, faz recomendações e avalia e gerencia os riscos associados. Especifica protótipos/simulações para permitir a tomada de decisões. Avalia projetos de software para garantir a aderência aos padrões e identifica ações corretivas. Garante que o projeto do software equilibre os requisitos funcionais, de qualidade, de segurança e de gerenciamento de sistemas. Contribui para o desenvolvimento de políticas e padrões de projeto e arquitetura de software organizacional.

Projeto de software: Nível 6

Conduz a seleção e o desenvolvimento de métodos, ferramentas e técnicas de projetos de software. Desenvolve políticas organizacionais, normas e diretrizes para projetos de software e arquiteturas de software. Garante a aderência às estratégias técnicas e arquiteturas de sistemas (incluindo segurança).

Projeto de software: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.