O modelo global de competências para o mundo digital

Autonomia

Todos os níveis de 1 a 7

Nível 1 - Segue

Trabalha sob supervisão. Possui pouco poder de decisão ao responder às perguntas. Espera-se que busque orientação em situações inesperadas.

Nível 2 - Auxilia

Trabalha sob direção de rotina. Tem autonomia limitada na resolução de problemas ou dúvidas. Determina quando buscar orientação em situações inesperadas. Planeja o próprio trabalho em períodos curtos.

Nível 3 - Aplica

Trabalha sob direção geral. Recebe orientação específica, aceita orientação e tem o trabalho revisado em marcos acordados. Tem poder de decisão ao identificar e responder a questões complexas relacionadas às suas próprias atribuições. Determina quando os problemas devem ser encaminhados para um nível superior. Planeja e monitora o próprio trabalho (e o de outros quando aplicável) com competência dentro de prazos limitados.

Nível 4 - Possibilita

Trabalha sob direção geral dentro de uma estrutura clara de responsabilidade. Exerce substancial responsabilidade pessoal e autonomia. Tem grande poder de decisão na identificação e resposta a questões e atribuições complexas relacionadas à entrega/escopo do trabalho. Encaminha a outros quando os problemas estão fora de sua responsabilidade. Planeja, estabelece cronogramas e monitora o trabalho, para atender a determinados objetivos e processos de acordo com as metas de tempo e qualidade.

Nível 5 - Garante, aconselha

Trabalha sob ampla direção. Muitas vezes inicia seu próprio trabalho. É totalmente responsável por atender aos objetivos técnicos e/ou do grupo alocado. Analisa, projeta, planeja, executa e avalia o trabalho de acordo com as metas de tempo, custo e qualidade. Estabelece marcos e tem um papel significativo na atribuição de tarefas e/ou responsabilidades.

Nível 6 - Inicia, Influencia

Tem autoridade definida e responsabilidade por ações e decisões dentro de uma área significativa de trabalho, incluindo aspectos técnicos, financeiros e de qualidade. Estabelece objetivos organizacionais e atribui responsabilidades.

Nível 7 - Define estratégia, inspira, mobiliza

No nível organizacional mais alto, tem autoridade sobre todos os aspectos de uma área significativa de trabalho, incluindo a formulação e aplicação de políticas. É totalmente responsável pelas ações e decisões tomadas, tanto por si mesmo quanto por outros a quem foram atribuídas responsabilidades.