O modelo global de competências para o mundo digital

Projeto de banco de dados DBDS

Especificação, projeto e manutenção de mecanismos para armazenar e acessar dados.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • projeto de bancos de dados operacionais
  • projeto de bancos de dados no local ou baseados em nuvem
  • definição de estruturas de data warehouse físicas ou virtuais, necessárias para dar suporte a aprendizagem por máquina, inteligência de negócios, serviços de análise de dados
  • projeto de armazenamento de dados operacionais para integrar dados de várias fontes visando oferecer suporte a pipelines de dados e permitir operações adicionais nos dados.

Níveis

Definido nestes níveis: 3 4 5

Projeto de banco de dados: Níveis 1-2

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Projeto de banco de dados: Nível 3

Interpreta os padrões de instalação para atender as necessidades de projeto e produz especificações de componentes de banco de dados ou data warehouse. Desenvolve bancos de dados físicos apropriados ou elementos de design de data warehouse, de acordo com as políticas definidas, para atender os requisitos de dados.

Projeto de banco de dados: Nível 4

Implementa designs de banco de dados físicos para dar suporte aos requisitos de dados transacionais de desempenho e disponibilidade. Desenvolve e mantém conhecimento especializado de conceitos de bancos de dados e data warehouse, princípios de design, arquiteturas, software e instalações. Avalia alterações propostas para estruturas de objetos/dados, a fim de avaliar opções alternativas. Implementa designs de data warehouse que atendam às demandas de inteligência de negócios (BI) e análise de dados.

Projeto de banco de dados: Nível 5

Oferece conhecimento especializado em relação a características de design de sistemas de gerenciamento de banco de dados ou produtos/serviços de data warehouse. Oferece orientação especializada na seleção, fornecimento e uso de arquiteturas, softwares e instalações de banco de dados e data warehouse. Garante que a política de design de bancos de dados físicos suporte os requisitos de dados transacionais de desempenho e disponibilidade. Garante que a política de design de data warehouse dê suporte às demandas de inteligência de negócios (BI) e análise de dados.

Projeto de banco de dados: Níveis 6-7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.