O modelo global de competências para o mundo digital

Planejamento de força de trabalho WFPL

Estimativa da demanda por pessoas e habilidades e planejamento da oferta necessária para atender a essa demanda.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • avaliação do estado atual da força de trabalho
  • identificação da força de trabalho necessária para as atividades atuais e futuras 
  • adoção ou desenvolvimento de uma estrutura de habilidades e capacidades
  • desenvolvimento de planos para eliminar lacunas entre o estado atual e o estado futuro usando ações tais como, entre outros: recrutamento externo, desenvolvimento interno, requalificação, terceirização de parceiros externos, design organizacional, recolocação 
  • influenciação sobre políticas e práticas organizacionais para alinhar recrutamento, aprendizado, promoção e reconhecimento e recompensa, para apoiar o desenvolvimento de uma força de trabalho inclusiva e diversificada 
  • garantia da conformidade com os regulamentos e códigos de prática estatutários ou externos relevantes.

Níveis

Definido nestes níveis: 4 5 6

Planejamento de força de trabalho: Níveis 1-3

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Planejamento de força de trabalho: Nível 4

Reúne, mantém e analisa dados da capacidade da força de trabalho. Realiza análise de lacunas para identificar pontos fortes e deficiências com referência à estratégia de negócios e necessidades futuras específicas. Contribui para o desenvolvimento de planos de mão de obra para atender a demanda atual e futura. Coordena e programa as ações contínuas de planejamento da força de trabalho. Auxilia na manutenção de um inventário de habilidades e capacidades.

Planejamento de força de trabalho: Nível 5

Conduz o desenvolvimento de planos de força de trabalho para garantir a disponibilidade de recursos adequadamente qualificados, para atender aos objetivos e compromissos organizacionais. Supervisiona e revisa a implantação dos planos de força de trabalho. Desenvolve a avaliação do estado atual das habilidades, capacidades e potencial da força de trabalho. Prevê a demanda atual e futura da força de trabalho por habilidades, com base em planos de negócios e fatores externos. Mantém um inventário de habilidades e capacidades e identifica opções para eliminar as lacunas.

Planejamento de força de trabalho: Nível 6

Define a abordagem para o planejamento da força de trabalho para uma parte significativa da organização, em linha com os objetivos estratégicos de negócios. Comunica a abordagem de planejamento da força de trabalho e obtém o compromisso organizacional. Seleciona a estrutura a ser usada para o inventário de habilidades e capacidades da organização. Interpreta a estratégia de negócios para direcionar a previsão de demanda da força de trabalho (habilidades e números) para a organização. Monitora o ambiente externo em relação à oferta e às novas tendências. Influencia as políticas e práticas de gestão de pessoas para alinhar com os planos de força de trabalho. Integra-se com estratégias e planos de recursos. Monitora a execução dos planos de força de trabalho.

Planejamento de força de trabalho: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.