O modelo global de competências para o mundo digital

Configuração de software PORT

Projeto e implantação de configurações de produtos de software em ambientes ou plataformas de software.

Notas orientativas

Essa habilidade é normalmente aplicada ao projeto e implantação de configurações de software grande/complexo.

Isso inclui, entre outros:

  • planejamento de recursos empresariais (ERP), gerenciamento de relacionamento com o cliente
  • sistemas operacionais mainframes/servidor
  • software como serviço (SaaS)
  • suítes/plataformas de integração
  • ferramentas de gerenciamento fornecidas pela infraestrutura como serviço (IaaS) e provedores de plataforma como serviço (PaaS).

As atividades podem incluir, entre outros:

  • portabilidade de configuração de software em diferentes ambientes/plataformas
  • refatoração de configurações complexas ou sobrepostas em diferentes módulos e recursos em soluções de software.

Dependendo dos requisitos e características do projeto ou do trabalho atribuído — os métodos de configuração e ciclos de vida dos softwares podem ser abordagens preditivas (orientadas a planos) ou abordagens adaptativas (iterativas/ágeis).

Níveis

Definido nestes níveis: 3 4 5 6

Configuração de software: Níveis 1-2

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Configuração de software: Nível 3

Auxilia na concepção, verificação, documentação, alteração e refatoração de configurações de software moderadamente complexas para implantação. Aplica padrões e ferramentas previamente acordados para alcançar um resultado projetado. Colabora nas revisões do trabalho de outras pessoas/equipes, conforme apropriado.

Configuração de software: Nível 4

Projeta, verifica, documenta, corrige e reestrutura configurações complexas de software para implantação. Contribui para a seleção dos métodos, ferramentas e técnicas de configuração de software. Aplica padrões e ferramentas pré-estabelecidas para atingir resultados bem planejados. Participa de revisões do próprio trabalho e conduz a revisão do trabalho dos colegas.

Configuração de software: Nível 5

Assume a responsabilidade técnica em todos os estágios e iterações de desenvolvimento e implantação da configuração. Planeja e conduz as atividades de criação de software. Adota e adapta métodos, ferramentas e técnicas de configuração de software apropriadas. Mede e monitora a aplicação de normas para o design e a implantação da configuração, incluindo segurança de software. Contribui para o desenvolvimento de políticas organizacionais, normas e diretrizes o design e implantação da configuração de software.

Configuração de software: Nível 6

Desenvolve políticas organizacionais, normas e diretrizes para projetos de configuração, implantação e refatoração de softwares. Planeja e orienta as atividades de configuração e implantação de softwares em projetos de implantação estratégicos, grandes e complexos. Desenvolve novos métodos e capacidades organizacionais e impulsiona a adoção e adesão a políticas e normas.

Configuração de software: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.