O modelo global de competências para o mundo digital

Arquitetura de soluções ARCH

Desenvolvimento e comunicação de uma arquitetura de solução multidimensional para disponibilizar resultados de negócio pré-estabelecidos.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • definir a operação planejada e a manutenção da solução dentro de um ambiente de produção, inclusive mudanças nos serviços, processos, organizações e modelos operacionais, bem como na tecnologia 
  • garantir que os componentes de solução existentes e planejados sejam compatíveis com arquiteturas, estratégias, políticas, padrões e práticas relevantes 
  • considerar requisitos de segurança, privacidade e testes de soluções
  • levar em consideração as arquiteturas, estratégias, políticas, padrões e práticas relevantes 
  • identificar serviços de nuvem apropriados
  • desenvolver roteiros com o objetivo de migrar componentes para serviços em nuvem
  • desenvolver e comunicar roteiros de implementação 
  • fornecer orientação e governança baseada em risco para apoiar a implementação de soluções, inclusive gerenciar solicitações de mudanças e diferenças nas especificações.

Níveis

Definido nestes níveis: 4 5 6

Arquitetura de soluções: Níveis 1-3

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Arquitetura de soluções: Nível 4

Contribui para o desenvolvimento de arquiteturas de soluções em áreas específicas de negócios, infraestrutura ou funcionais. Identifica e avalia arquiteturas alternativas e suas compensações (trade-offs) em custo, desempenho e escalabilidade. Determina e documenta as decisões significativas do ponto de vista da arquitetura. Produz especificações de componentes, camadas e interfaces baseadas em nuvem ou arquitetura local, para a tradução em projetos detalhados, usando serviços e produtos selecionados. Apoia projetos ou iniciativas de mudança através da preparação de planos técnicos e a aplicação de princípios de design. Alinha soluções com padrões corporativos e de arquitetura de soluções (incluindo segurança).

Arquitetura de soluções: Nível 5

Conduz o desenvolvimento de arquiteturas de solução em áreas específicas de negócios, infraestrutura ou funcionais. Orienta a preparação de planos técnicos e garante que os recursos técnicos apropriados sejam disponibilizados. Garante que ferramentas e métodos apropriados estejam disponíveis, compreendidos e empregados no desenvolvimento da arquitetura. Fornece orientação técnica e governança no desenvolvimento e integração de soluções. Avalia solicitações de mudanças e desvios nas especificações, recomendando ações. Garante que as estratégias, políticas, padrões e práticas técnicas relevantes (incluindo segurança) sejam aplicadas corretamente.

Arquitetura de soluções: Nível 6

Conduz o desenvolvimento de arquiteturas para soluções complexas, garantindo consistência com os requisitos pré-estabelecidos. Estabelece políticas, princípios e práticas para a seleção de componentes da arquitetura da solução. Gerencia as compensações (trade-offs) e equilibra os requisitos funcionais, de qualidade do serviço e de gerenciamento de sistemas dentro de uma área significativa da organização. Coordena e gerencia a arquitetura final em vários projetos ou iniciativas. Mantém uma arquitetura estável e viável e garante consistência do design e a adesão a padrões apropriados em vários projetos ou iniciativas.

Arquitetura de soluções: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.