O modelo global de competências para o mundo digital

Princípios orientadores do SFIA

Os princípios orientadores do SFIA e como usá-lo

Sobre o SFIA

O SFIA descreve as habilidades e competências exigidas pelos profissionais nas funções que envolvem tecnologias da informação e comunicação, transformação digital e engenharia de software. Saiba mais sobre o que é o SFIA,seus princípios de design, seus usuários e o motivo pelo qual utilizam.

O SFIA oferece uma linguagem comum ao longo de todo o ciclo de gerenciamento das habilidades..  Dessa forma, o SFIA melhora a comunicação e a compreensão de todas as partes envolvidas, como por exemplo, gerentes de linha, profissionais de RH e funcionários. Ao usar o SFIA, as organizações podem conseguir uma abordagem consistente e integrada de gestão de habilidades e de pessoas.

No cerne do SFIA encontra-se um conjunto amplo de descrições de habilidades profissionais e atributos genéricos. Esta seção descreve como tudo se encaixa para formar uma abordagem simples, porém forte e comprovada.

O SFIA é gerido pelo setor e pelas empresas e, em seu núcleo, encontra-se a necessidade de experiência. O modelo do SFIA para a capacidade profissional é holístico e inclui experiência, habilidades profissionais, conhecimentos, comportamentos, qualificações e certificações.

A comunidade de usuários do SFIA solicitou orientações e recomendações da Fundação SFIA para auxiliar no incentivo às boas práticas e à consistência dos resultados, apesar das diferentes abordagens. A abordagem da Fundação SFIA consiste em captar boas práticas da comunidade, torná-las genéricas, fornecer uma estrutura para compreensão e publicá-las para o benefício de todos.