O modelo global de competências para o mundo digital

Computação de alto desempenho HPCC

Uso de sistemas computacionais avançados e técnicas especiais de programação para resolver problemas computacionais complexos.

Notas orientativas

A computação de alto desempenho (HPC) é o uso de supercomputadores e técnicas de processamento paralelo para resolver problemas computacionais. A tecnologia HPC foca no desenvolvimento de algoritmos e sistemas de processamento paralelo.

A computação de alto desempenho é normalmente usada para resolver problemas avançados e realizar atividades de pesquisa por meio de modelagem, simulação e análise de computador. 

A tecnologia HPC é implementada em várias áreas disciplinares, incluindo, entre outros:

  • biociências e modelagem molecular
  • dados geográficos
  • exploração de petróleo e gás
  • modelagem climática e previsão do tempo
  • simulações físicas
  • criptoanálise.

Os termos "computação de alto desempenho" e "supercomputação" por vezes são usados de forma intercambiável.

Níveis

Definido nestes níveis: 4 5 6 7

Computação de alto desempenho: Níveis 1-3

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Computação de alto desempenho: Nível 4

Desenvolve soluções moderadamente complexas que usam ambientes de computação de alto desempenho para resolver problemas do mundo real. Aplica uma gama de técnicas de computação de alto desempenho com sensibilidade às limitações das técnicas. Usa informações e feedback de especialistas, conforme apropriado. Analisa a complexidade, escalabilidade e desempenho de algoritmos, incluindo implementações massivamente paralelas, e implementa ou recomenda melhorias.

Computação de alto desempenho: Nível 5

Cria, testa e aprimora soluções complexas de computação de alto desempenho para resolver problemas do mundo real. Trabalha com as partes interessadas para garantir que as soluções de computação de alto desempenho sejam eficazes para resolver seus problemas. Orienta as equipes de desenvolvimento no uso adequado e eficaz de recursos de computação de alto desempenho.

Computação de alto desempenho: Nível 6

Inicia a criação, teste, melhoria e aplicação de algoritmos que resolvem problemas do mundo real em ambientes de computação de alto desempenho. Define padrões e estratégias para o uso de computação de alto desempenho. Orienta a implementação de recursos organizacionais para garantir o uso apropriado, consistente e eficaz da computação de alto desempenho.

Computação de alto desempenho: Nível 7

Direciona a criação e revisão de uma abordagem e cultura multifuncional e corporativa para computação de alto desempenho. Conduz o desenvolvimento dos recursos de computação de alto desempenho da organização e defende seu uso na solução de problemas do mundo real.