Sobre o SFIA
O SFIA define as habilidades e competências exigidas dos profissionais que projetam, desenvolvem, implementam, gerenciam e protegem os dados e a tecnologia que impulsiona o mundo digital.
O SFIA foi oficialmente lançado no ano 2000. Sua origem resgata iniciativas de habilidades colaborativas da década de 80. A Fundação SFIA foi criada como uma organização internacional sem fins lucrativos que reúne a comunidade internacional para desenvolver e manter o SFIA Framework para benefício de todos.
O SFIA tornou-se uma linguagem comum aceita globalmente para as habilidades e competências relacionadas ao mundo digital. Dentro de seu escopo, estão grande parte das profissões mais procuradas do mundo, inclusive profissionais que trabalham em áreas como:
- Tecnologia da Informação e Telecomunicações
- Mudança de Negócios
- Transformação Digital
- Análise e Ciência de Dados
- Engenharia de Software
- Informação e Segurança Cibernética
- Aprendizagem e Educação
- Computação Aplicada e Ciência da Computação
- Design Centrado no Usuário
- Desenvolvimento de Produtos Digitais, Vendas e Marketing
- Gerenciamento de Recursos Humanos e da Força de Trabalho
O SFIA continua sendo uma colaboração: é atualizado com frequência através de um processo de consulta aberta global. Pessoas com experiência prática real de desenvolvimento e gerenciamento de habilidades e competências em ambientes corporativos, do setor público e educacionais em todo o mundo contribuem para garantir que o SFIA continue sendo relevante e verdadeiro. Foi desenvolvido pela indústria e empresas e para a indústria e empresas. Muitas pessoas copiaram o SFIA, foram inspiradas por ele ou simplesmente optaram por usá-lo como base para promover suas próprias estruturas e produtos.
São essas características que diferenciam o SFIA de outras estruturas e, por isso, foi adotado por governos, empresas e pessoas em quase 200 países. Seu sucesso único e contínuo também pode ser atribuído a:
- Criação e propriedade da comunidade internacional de usuários
- Desenvolvimento colaborativo global
- Governança global e Comitês Diretivos
- Uma trajetória de sucesso de mais de 20 anos
- Sustentabilidade comprovada com um ecossistema estabelecido e infraestrutura confiável
- Uma abordagem neutra, que não está alinhada a nenhuma tecnologia, fornecedores ou órgãos profissionais específicos
O SFIA continua gratuito para a maioria dos usos não comerciais
- A Fundação SFIA é uma organização sem fins lucrativos
- Existe uma pequena taxa de licença para organizações de grande porte que utilizam o SFIA e para organizações que utilizam o SFIA para fins comerciais
- A taxa de licença ajuda o desenvolvimento contínuo da estrutura e oferece suporte ao ecossistema
- As organizações e indivíduos que contribuem com a taxa de licença podem se orgulhar de estarem ajudando o desenvolvimento contínuo da indústria
SFIA: o que é?
O SFIA é um modelo de referência comum e fácil de usar
O SFIA é um recurso prático para pessoas que gerenciam ou trabalham com profissionais de negócios e tecnologia que projetam, desenvolvem, implementam, gerenciam e protegem os dados e a tecnologia que impulsionam o mundo digital.
O SFIA reúne habilidades profissionais, comportamentos/fatores comportamentais e conhecimentos. Os fatores comportamentais são distribuídos ao longo de atributos genéricos especificados para cada nível de responsabilidade.
- Oferece uma estrutura que consiste em habilidades profissionais em um eixo e sete níveis de responsabilidade no outro.
- Descreve as habilidades profissionais em vários níveis de responsabilidade.
- Descreve os níveis de responsabilidade, em termos de atributos genéricos de Autonomia, Influência, Complexidade, Habilidades de Negócios e Conhecimentos.
O SFIA é atualizado regularmente para que continue sendo relevante e acompanhe as necessidades da indústria, dos negócios e do pensamento atual.
Uma linguagem comum para as habilidades do mundo digital
O SFIA apresenta aos indivíduos e organizações uma linguagem comum para definir habilidades e conhecimentos de forma consistente. O uso de uma linguagem clara, evitando jargões técnicos e siglas, torna o SFIA acessível a todas as pessoas envolvidas no trabalho, bem como pessoas em funções de apoio, como recursos humanos, aprendizagem e desenvolvimento, design organizacional e contratação. Assim, pode solucionar os problemas comuns de tradução que dificultam a comunicação e a eficácia das parcerias dentro das organizações e equipes multidisciplinares.
Essa consistência significa que o SFIA funciona bem para organizações de grande ou pequeno porte: elas compartilham uma abordagem, um vocabulário e um foco em habilidades e capacidades. O SFIA funciona bem em organizações multinacionais de grande porte e ao longo de toda a cadeia de suprimentos para estabelecer uma linguagem comum para o gerenciamento de habilidades e competências. O SFIA é especialmente benéfico para as pequenas e médias empresas que não possuem os recursos para desenvolver e manter suas próprias habilidades e estruturas de competências mas que ainda querem se beneficiar delas.
Por que usar o SFIA?
O SFIA foi projetado para ser completamente flexível e se adaptar perfeitamente às formas estabelecidas de trabalho do usuário.
- O SFIA não define uma metodologia fixa ou estruturas organizacionais, funções ou cargos: simplesmente oferece descrições claras de habilidades e níveis de responsabilidade.
- O SFIA pode ser usado em vários setores e tipos de organizações. É uma estrutura ideal, seja para indivíduos, pequenas e grandes equipes, departamentos ou funções de negócios, pequenas e médias empresas ou organizações inteiras com milhares de funcionários.
Princípios fundamentais de design
Desde o seu desenvolvimento inicial, o SFIA manteve uma série de princípios de design. Esses princípios persistiram em todas as versões do SFIA.
- O SFIA é simples, genérico e universalmente aplicável. O SFIA é abrangente e tem aplicabilidade a todos os setores.
- O SFIA é uma estrutura baseada na experiência e funciona com níveis de responsabilidade e habilidades. Um indivíduo tem uma competência específica porque demonstrou ter um nível de responsabilidade e várias habilidades nos níveis exigidos em situações do mundo real. As certificações e qualificações podem estar alinhadas ao SFIA, mas se apenas testarem conhecimentos não indicarão a experiência ou o nível de responsabilidade.
- O SFIA é flexível e trabalha com todas as estruturas organizacionais, projetos de cargos ou funções. As habilidades e os níveis do SFIA podem ser configurados de forma flexível para sustentar todas as estruturas organizacionais. O modelo funciona com indivíduos, pequenas e grandes equipes, departamentos inteiros ou organizações inteiras com milhares de funcionários. Pode ser usado para definir trabalhos, funções, pessoas, processos ou áreas de atividade. Além disso, a flexibilidade integrada no SFIA oferece suporte a todos os modelos organizacionais, incluindo estruturas hierárquicas tradicionais, centros de competências, «pools» de recursos, equipes de projeto ágeis e tarefas individuais.
- O SFIA define a essência das habilidades. O SFIA é descritivo, não prescritivo. Ele não define tarefas de baixo nível nem resultados, pois dependem totalmente do contexto.
- O SFIA oferece uma visão integrada da competência. O SFIA reconhece níveis de responsabilidade, habilidades profissionais, comportamentos ou atributos, conhecimentos, qualificações e certificações. Ele mostra como esses fatores se encaixam e se complementam.
- O SFIA independe da tecnologia e da abordagem. O SFIA não fornece uma lista ampla de tecnologias, métodos, abordagens ou conhecimentos técnicos individuais. Esses fatores mudam rapidamente e podem ser mapeados em relação às habilidades e competências subjacentes do SFIA que são mais persistentes. Esses atributos podem estar relacionados a várias habilidades e competências do SFIA, dependendo de como são usados. As funções e cargos necessários para tecnologias e práticas de trabalho específicas, como Cloud, DevOps, Agile, Big Data e transformação digital, etc., podem ser descritos usando uma combinação das habilidades SFIA.
- O SFIA é atualizado por profissionais reais da base de usuários internacionais. O SFIA é voltado para os usuários finais. O conteúdo reflete o interesse da indústria e das empresas e não é direcionado a nenhum grupo específico de partes interessadas.
A quem se destina?
O design e a estrutura do SFIA o tornam um recurso flexível com uma trajetória comprovada a ser adotado e adaptado para apoiar diversas habilidades e atividades relacionadas à gestão de pessoas. A lista a seguir mostra uma indicação do uso atual do SFIA por diferentes grupos de partes interessadas.
Observe que esta lista não é exaustiva nem prescritiva, e novos usos do SFIA estão continuamente sendo desenvolvidos e descritos pela comunidade SFIA.
Indivíduos
- avaliação das habilidades e competências atuais
- identificação de interesses futuros, objetivos de carreira e planejamento de desenvolvimento pessoal
- identificação de cursos, qualificações e associações profissionais adequadas
- criação de currículos e perfis de habilidades pessoais
- candidatura a vagas de emprego que correspondam às suas competências e experiência
- desenvolvimento de objetivos de aprendizagem e desenvolvimento focado e de alta qualidade
Gerentes de linha
- gerenciamento e implantação de recursos
- identificação de riscos operacionais nas equipes e desenvolvimento de planos de sucessão
- medição da capacidade atual e planejamento da demanda futura
- criação de perfis de função e descrições de cargos com base nos níveis e definições de níveis de habilidades
Líderes organizacionais
- planejamento estratégico de capacidades
- alinhamento das capacidades organizacionais à tecnologia e às estratégias de negócios
- planejamento e implementação de transformações e incorporações/aquisições
Profissionais de recursos humanos
- criação de perfis de função/descrições de cargos com base em definições de níveis de habilidades e habilidades consistentes
- planejamento estratégico da força de trabalho, gestão de talentos, planejamento de sucessão, centros de avaliação
- projeto e implantação de grupos de carreira e planos de carreira
- apoio à gestão do desempenho organizacional e aos processos de desenvolvimento pessoal
- aumento do engajamento dos funcionários, através do suporte às carreiras e ao desenvolvimento profissional
Profissionais de aprendizagem e desenvolvimento
- definição de perfis de competências e habilidades necessárias
- criação de catálogos de aprendizagem, soluções de aprendizagem combinada, currículos e combinação da aprendizagem formal e no trabalho
Consultores de modelo operacional e design de organizações
- alinhamento de modelos operacionais e funções de processos com recursos humanos necessários
- planejamento de novas funções e validação das habilidades necessárias para fornecer um novo modelo operacional
- avaliação das lacunas de competências organizacionais e desenvolvimento de planos para preencher essas lacunas
Prestadores de serviços, gestão de fornecedores e aquisição
- apoio à gestão de prestadores de serviços (por exemplo, na terceirização, aumento do pessoal, serviços geridos, educação, treinamento e serviços de consultoria)
- fornecimento de uma base clara e transparente para descrever as capacidades procuradas ou fornecidas
- uso do SFIA Rate Cards para comparação de serviços baseados em recursos de fornecedores usando uma base comum
Recrutadores
- especificação das competências necessárias com as habilidades certas e o nível de experiência exigido
- auxílio aos contratantes para que descrevam com precisão as suas necessidades, em uma linguagem que possa ser entendida pelos funcionários em potencial
- criação de abordagens de avaliação e critérios de seleção com base nas competências
Associações profissionais e Conjuntos de conhecimento
- criação de estruturas de competência específicas de disciplinas, alinhadas a um padrão internacional
- vinculação do conjunto de conhecimento às competências
- mapeamento para apoiar os níveis de adesão, certificações, desenvolvimento profissional e programas de mentoria
- desenvolvimento e mapeamento de qualificações, certificações e planos de carreira
- criação e manutenção de um registro profissional das habilidades e dos níveis de habilidades dos membros
Instituições de ensino, treinamento, designers de currículos
- alinhamento do currículo às necessidades do setor/empregador e aumento da empregabilidade
- mapeamento do currículo para aquisição de habilidades e conhecimento
- suporte à avaliação de competências de desenvolvimento e de avaliação
Consultores de remuneração e reconhecimento
- alinhamento das estruturas organizacionais, faixas salariais e benchmarking
- vinculação a um padrão da indústria em relação a níveis de experiência de habilidades e compatibilidade com abordagens padrão para estruturas de cargos, dimensionamento de cargos e avaliação de cargos
Manter a relevância
O SFIA continua relevante através da consulta aberta. É atualizado a cada poucos anos para atender às necessidades em constante mudança da indústria e dos negócios. O SFIA reflete a realidade em evolução das habilidades e competências praticadas no ambiente de trabalho do mundo real.
A estrutura e os princípios de design subjacentes do SFIA permanecem inalterados, o que mostra sua utilidade e valor. Ele continua oferecendo o que a indústria e as empresas precisam para gerenciar e desenvolver habilidades e competências.
O SFIA adotou uma abordagem contínua de consulta que permaneça responsiva às necessidades novas e em constante mudança. Esse processo é facilitado pelo site da Fundação SFIA.
A fim de garantir a continuidade do seu uso, o SFIA deve mostrar a mudança das necessidades e percepções de significado de alguns itens e mudanças ocasionais na terminologia aceita. A manutenção do SFIA é realizada com o objetivo de garantir que o SFIA permaneça relevante em relação às necessidades da indústria, empregadores e indivíduos. Faz parte de uma evolução que equilibra a estabilidade com a necessidade de se manter atualizado.
Solicitações para atualizar e ampliar as definições de habilidades do SFIA são bem-vindas e são um sinal visível de um recurso equilibrado e bem utilizado.