O modelo global de competências para o mundo digital

Modelagem científica SCMO

Aplicação de simulação computacional e outras formas de computação para resolver problemas do mundo real em disciplinas científicas.

Notas orientativas

As atividades podem incluir, entre outros:

  • identificação de princípios matemáticos relevantes e teoria científica dentro de uma estrutura de sistemas de informação
  • criação, teste e ajuste dos modelos científicos, por meio da aplicação da computação
  • validação e interpretação de modelos implementados em sistemas de informação, face à realidade que os modelos tentam representar.

Níveis

Definido nestes níveis: 4 5 6 7

Modelagem científica: Níveis 1-3

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar nestes níveis de responsabilidade.

Modelagem científica: Nível 4

Analisa um problema do mundo real e, em seguida, seleciona modelos físicos e matemáticos apropriados para aproximar os fenômenos sob investigação. Aplica técnicas matemáticas relevantes para simular o problema. Realiza avaliações de qualidade e desempenho nos resultados do modelo e efetua melhorias nos modelos. Fornece conselhos e orientações para aqueles que usam esses modelos.

Modelagem científica: Nível 5

Investiga problemas do mundo real para avaliar se os modelos científicos existentes fornecem soluções eficazes. Cria novas representações matemáticas da ciência subjacente que podem ser implementadas em um modelo computacional. Aplica técnicas avançadas de programação para implementar modelos científicos e aplicá-los na resolução de problemas. Analisa o funcionamento dos modelos existentes para melhorar a precisão e o desempenho. Comunica limitações como incertezas e erros sistemáticos. Garante o uso adequado dos modelos computacionais.

Modelagem científica: Nível 6

Inicia a criação, teste, melhoria e aplicação de estruturas de modelos matemáticos que representam sistemas do mundo real e teorias científicas. Define padrões e abordagens para a aplicação de modelagem científica. Supervisiona a representação de princípios e teorias de ciência e matemática em modelos para garantir o uso apropriado, consistente e eficaz. Desenvolve ou introduz novas técnicas matemáticas quando necessário.

Modelagem científica: Nível 7

Dirige a criação e a revisão de uma abordagem e cultura multifuncional em toda a empresa, para modelagem científica. Conduz o desenvolvimento das capacidades de modelagem científica da organização e defende seu uso na solução de problemas do mundo real.