O modelo global de competências para o mundo digital

Publicação de conteúdo ICPM

Gerenciamento e melhoria contínua dos processos de coleta, montagem e publicação de conteúdo.

Notas orientativas

O conteúdo da informação pode estar em formas estruturadas, não estruturadas ou semiestruturadas.

As atividades podem incluir, entre outros:

  • compreensão dos requisitos da organização e o público desejado
  • avaliação de diferentes métodos e opções de publicação e seus custos, recursos e benefícios, incluindo código aberto e opções exclusivas
  • desenvolvimento e implementação de uma estrutura para publicação de conteúdo, incluindo mídia preferencial, estrutura geral de informações e regras para formatação de conteúdo
  • conversão do conteúdo para um formato adequado para publicação
  • entrega de conteúdo para o usuário de acordo com suas necessidades
  • gerenciamento de direitos autorais, proteção de dados e outras questões legais associadas à publicação e reutilização de informações e dados publicados
  • garantia de que o material publicado esteja em um formato acessível a todos os usuários em potencial, incluindo aqueles com deficiência
  • liberação ou retirada de conteúdo.

Níveis

Definido nestes níveis: 1 2 3 4 5 6

Publicação de conteúdo: Nível 1

Contribui, sob instrução, para atividades de apoio à publicação. Suporta o agrupamento de dados. Utiliza processos de publicação estabelecidos de acordo com diretrizes apropriadas.

Publicação de conteúdo: Nível 2

Compreende conceitos, ferramentas e métodos de publicação técnica e como usá-los. Utiliza procedimentos acordados para publicar conteúdo. Obtém e analisa dados de uso e os apresenta de forma eficaz. Aplica princípios de usabilidade e acessibilidade às informações publicadas.

Publicação de conteúdo: Nível 3

Coordena os processos de gerenciamento de conteúdo para atender às necessidades dos usuários. Utiliza sistemas de publicação de conteúdo para gerenciar o conteúdo publicado em diferentes canais. Leva em consideração quaisquer questões legais relacionadas à publicação de conteúdo.

Publicação de conteúdo: Nível 4

Aplica diretrizes organizacionais e usa ferramentas e técnicas apropriadas para fornecer interfaces de publicação para plataformas e aplicativos novos ou existentes. Mantém e atualiza os processos de gerenciamento de conteúdo para atender às necessidades dos usuários. Seleciona os canais apropriados através dos quais o conteúdo deve ser publicado. Informa os usuários e autores de conteúdo para aproveitar os recursos dos canais e ferramentas relevantes usados. Identifica as implicações legais associadas à publicação de conteúdo.

Publicação de conteúdo: Nível 5

Planeja e gerencia atividades e atribuições de publicação de conteúdo. Desenvolve padrões e procedimentos para dar suporte à publicação de conteúdo em uma ou mais plataformas/canais. Aconselha sobre a abordagem e técnicas a serem usadas para publicação de conteúdo. Garante o design da estrutura e estilo geral do conteúdo. Garante que os processos de publicação cumpram as políticas e estratégias acordadas e os requisitos legais.

Publicação de conteúdo: Nível 6

Tem comprometimento organizacional e recursos para garantir a qualidade apropriada do material publicado pela organização, ou em seu nome. Define políticas organizacionais, padrões e técnicas para publicação de conteúdo. Planeja e conduz atividades de publicação de conteúdo para programas estratégicos, grandes e complexos. Garante que as políticas sejam implementadas e quaisquer questões legais relacionadas à publicação de conteúdo sejam gerenciadas adequadamente.

Publicação de conteúdo: Nível 7

Esta habilidade não é tipicamente observada ao trabalhar neste nível de responsabilidade.